A carreira de um administrador público

O profissional que busca atender as necessidades coletivas

Trabalhar na administração pública

Trabalho como administrador público

A administração pública é voltada para atender o interesse coletivo, representando o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado. Estes agentes públicos garantem a satisfação das necessidades da população como a segurança, cultura, educação, turismo, infraestrutura, assistência social, saúde e o bem estar em geral. Ela representa também o conjunto de ações que compõem a função administrativa.

É uma subárea da administração e também designa o conjunto de funções desempenhadas para organizar a gestão do Estado em todas as suas instâncias. Essas funções são regidas por um sistema de normas e tem como objetivo trabalhar a favor do interesse público e dos direitos e interesses dos cidadãos. A administração deve ser transparente e coerente, fazendo um uso correto do dinheiro público.

Essa área tem como principal objetivo o interesse público, seguindo os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Em sentido subjetivo, formal ou orgânico, pode-se definir administração pública como sendo o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado.

Envolve também uma série de tarefas estabelecidas dentro do marco das leis que são de competência daqueles que fazem parte da máquina pública de um Estado. Estes são obrigados a prestarem contas e apresentarem relatórios que se façam públicos para avaliação do parlamento e da população em geral, zelando pelo patrimônio público para o pleno funcionamento dos serviços prestados à sociedade e para a organização das repartições.

Um administrador público é conhecido como gestor, funcionário ou servidor público. Ele tem uma grande responsabilidade para com a sociedade e nação.  Deve fazer a gestão e administração de matérias públicas, de forma ética e em concordância com as normas legais estipuladas e tendo em vista as necessidades da população em geral.

O administrador público é responsável por gerenciar um bem público é essencialmente um planejador. Ele está sendo cada vez mais requisitado pelo mercado de trabalho, gerenciando organizações do setor público em nível governamental, agências federais, estaduais ou municipais, empresas ligadas ao terceiro setor ou em organizações não governamentais.

Pode trabalhar em setores como consultoria, empresas do terceiro setor, organizações não governamentais, serviço público, gestão de políticas públicas e empresas privadas, hospitalar, rural, agroindústria, educacional, financeiro, obras públicas, etc. A faculdade possui uma duração de quatro anos, e o curso tecnológico dois anos. Seu salário inicial é de R$ 2.000,00, com uma jornada de trabalho indefinida.

Foto: blogs.women24.com

Aqui va el codigo

Um comentário paraA carreira de um administrador público

  1. Valdecir Gomes disse:

    tenho interesse no anúncio acima, sou comunicativo, pro ativo, tenho boa aparência, currículo bom, sou bom em interação pessoal e estou a disposição.


Deixe uma resposta

*