Home Profissões A carreira de um administrador

A carreira de um administrador

4 min read
0
Administração
Trabalho de um administrador

Administração é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. É o ato de gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. No caso das empresas, a meta em sua maioria é o lucro, porém algumas não possuem fins lucrativos.

Cada vez mais esta ciência adquire importância na formação de profissionais para estruturar e impulsionar o funcionamento dos mais diversos setores das organizações. Como as empresas adquirem crescente complexidade e tamanho na economia de mercado, é essencial que haja profissionais com competência para administrar e para pôr em prática os objetivos das organizações, possibilitando a concretização das metas estabelecidas.

A administração representa uma governabilidade, gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam administradas com planejamento, organização, direção, e controle. O conceito desta faz referência ao funcionamento, à estrutura e ao rendimento ou desempenho das organizações.

O curso de administração apresenta uma área de atuação bastante abrangente e oferece aos seus formados alta empregabilidade. Forma profissionais responsáveis pelo gerenciamento da rotina diária de uma organização, que vai desde o controle dos recursos financeiros, materiais e humanos até o desenvolvimento de estratégias de mercado, elaboração e concretização de objetivos e metas, garantindo que os projetos saiam conforme o planejado.

São funções do administrador o planejamento, organização, direção e controle das instituições. Pode atuar em quase todos os setores de uma empresa, gerindo as questões financeiras, materiais, de pessoas e mercadológicas.

Dentre as diversas áreas de empresas públicas e privadas que o formado em administração pode trabalhar destacam-se gestão estratégica de marketing, varejo e serviços, de pessoas e das organizações, da tecnologia da informação e do conhecimento, das operações e logística, financeira e orçamentária e de negócios e consultoria. Poderá ser também assessor executivo, consultor, empreendedor e professor.

Este profissional, no entanto, não possui apenas função teórica. Ele é responsável pela implantação de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimentos que estiverem com problemas.

Para ser um bom administrador o profissional precisa ter habilidade em lidar com as pessoas, ser comunicativo, estratégico, postura empreendedora, agilidade e também apto a tomar decisões, tendo uma visão sistêmica e global da situação que administra e do que fazer para alcançar os objetivos estabelecidos pelas instituições. O salário inicial é de R$ 2.000,00, com jornada de trabalho indefinida.

Foto:  yolvismoreno15.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

As tarifas de táxi nas principais capitais do Brasil

Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, as tarifas de táxi irão variar bastante de acordo com …