A carreira de um cientista atuarial

Profissional técnico especialista em mensurar e administrar riscos

Ciência atuarial

Trabalho de um cientista atuarial

Ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira. Caracterizam a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiras e econômicas.

Suas metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, envolvendo suas análises numa forte manipulação de dados num contexto empresarial. Mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária (nome pela qual também é conhecida) remontam às primeiras preocupações em se criarem garantias aos indivíduos de uma sociedade e em se estudar quantidades de nascimento e morte das pessoas.

É uma área de conhecimento multidisciplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares.

Os cursos de ciências atuariais visam a formação de especialistas em problemas securitários, de previdência social e privada, com atuação principalmente nas áreas de avaliação de riscos, cálculos de prêmios de seguros, pecúlios, planos de aposentadorias e pensões, bem como de planos de financiamento e capitalização.

Este curso tem quatro anos de duração. Nos primeiros dois anos, o estudo concentra-se em matemática mais básica, com matérias de cálculo e introdução à estatística. Nos dois anos finais, os estudantes trabalham com disciplinas mais específicas, como a atuária propriamente dita, estatística aplicada e economia, direito e contabilidade. O salário inicial é de R$ 1.800,00, com jornada de trabalho indefinida.

O cientista atuarial é responsável por mensurar valores de seguros, planos de previdência e outros produtos. É um especialista em risco, definindo os valores que devem ser pagos para garantir o cumprimento de um contrato. Estes são definidos a partir de tábuas biométricas, premissas econômicas, probabilidade e matemática financeira.

Não é uma carreira ainda muito conhecida, mas é importante o profissional ter afinidade com matemática, ter conhecimento em inglês, principalmente leitura e boa redação. Além disso o profissional precisa ter boa capacidade de concentração.

A capacidade de concentração é fundamental no trabalho do cientista atuarial, pois os profissionais lidam com grandes quantidades de números que, em muitas vezes, significam vultuosas somas em dinheiro. Qualquer erro que tenha em um cálculo pode dar um prejuízo enorme, tanto para a empresa quanto para o segurado que adquire o produto. O profissional formado em Ciências Atuariais pode trabalhar em seguradoras, fundos de pensão, consultorias, no mercado financeiro e na área acadêmica.

Foto: isawisay.blogspot.com

Aqui va el codigo

Deixe uma resposta

*