Home Profissões A carreira de um contabilista

A carreira de um contabilista

4 min read
0
O cientista contábil

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo. Sempre registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis.

O contabilista fornece e analisa as informações sobre o desempenho econômico-financeiro-patrimonial, participando e avaliando os processos decisórios e o desempenho de negócios, e interage com a comunidade e os órgãos governamentais.

O cientista contábil é responsável por planear, controlar e coordenar as compras, vendas, aplicações e investimentos da empresa, sendo que assim é possível ter uma noção clara do patrimônio. Normalmente efetua o pagamento de tributos, e dentro da empresa é a sua função fazer auditorias e perícias contábeis.

Aqueles que concluem o curso de nível superior de ciências contábeis recebem o diploma de bacharel em ciências contábeis. A fim de receberem a titulação de Contador, devem se submeter ao Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Vale ressaltar que existe também o título técnico de contabilidade aos que têm formação de nível médio/técnico.

O curso, que tem duração média de quatro anos, desperta no estudante a capacidade de análise necessária para interpretar os fatos econômicos dentro da empresa. Além das disciplinas básicas de contabilidade, são abordados aspectos sociais, metodologia para o trabalho científico, administração, estatística aplicada e economia.

Para seguir carreira, é fundamental ter afinidade com os números, já que o curso de graduação é voltado para a avaliação financeira e todas as análises envolvem números e fluxos de caixa. Mas ficar apenas no ensino superior é um erro que pode custar a evolução na carreira.

Quem se forma em ciências contábeis pode trabalhar com recursos humanos na área tributária de empresas, gerência financeira, auditoria, perícia contábil ou judicial e na elaboração dos demonstrativos contábeis das empresas. Também pode atuar em escritórios ou abrir sua própria empresa. Qualquer empresa, independentemente do tamanho, necessita de um contabilista.

Para assinar balanços contábeis e desempenhar as funções do contador, após concluir o curso de graduação, o profissional precisa se submeter ao exame de suficiência aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade que confere o registro. Sem o registro no conselho, a atuação do profissional fica limitada e ele não está habilitado a assinar relatórios e balanços contábeis.

Foto: prodeoetpatria.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

As tarifas de táxi nas principais capitais do Brasil

Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, as tarifas de táxi irão variar bastante de acordo com …