Home Profissões A carreira de um gestor de políticas públicas

A carreira de um gestor de políticas públicas

4 min read
0
Trabalho como gestor de políticas públicas

O gestor de políticas públicas é o profissional que maneja informações e possui a capacidade de análise para dar suporte à operacionalização de ações públicas. Executa os procedimentos operacionais dos ciclos de gestão que se referem aos recursos humanos, aos recursos materiais, patrimônio, suporte logístico, sistemas de informações, tributos, finanças e atendimento ao público.

O papel do graduado em gestão de políticas públicas é formar, implementar e avaliar políticas púbicas. Para isso, o profissional desempenha funções estratégicas utilizando conceitos e metodologias de diversas áreas do conhecimento. A conjuntura atual, dinâmica e complexa demanda do gestor de políticas públicas a compreensão de fenômenos sociais, econômicos e políticos e a capacidade de lidar com eles.

É fundamental que o futuro profissional esteja capacitado a compreender as questões morais, científicas, técnicas, políticas, sociais e econômicas envolvidas na administração e nas políticas públicas. Deverá estar apto a contribuir para a gestão do sistema segundo padrões éticos sem reparos, de forma eficaz e eficiente.

O mercado de trabalho está aquecido porque o poder público vem criando uma série de programas estratégicos e ações que têm como objetivo melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. O profissional de gestão de políticas públicas é contratado por prefeituras, secretarias estaduais e ministérios para definir as políticas que serão aplicadas e também para administrar os diversos setores.

Quem pretende ingressar na graduação em Gestão de Políticas Públicas terá amplo campo de atuação, principalmente em Brasília. O gestor poderá atuar em organizações públicas das três instâncias de governo (federal, estadual/distrital e municipal), bem como nos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário).

O número de organizações sem fins lucrativos e de organizações não governamentais que trabalham com políticas públicas também cresce. Ele pode trabalhar com consultoria, planejando ações e implementando projetos para potencializar os resultados de um setor ou das políticas públicas, no setor de planejamento elaborando planos de ação de acordo com a viabilidade social, econômica e política, avaliando os efeitos das políticas adotadas no que se refere a sistemas de saúde, educação, transporte, entre outros.

Na articulação em empresas privadas, fazendo a integração com órgãos do governo para a prestação de serviços, como em obras públicas e em projetos sociais também, como em ONGs, implementando projetos e processos de licitação, estreitando os laços entre a instituição e os órgãos do governo.

Foto: workwithgeng.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

As tarifas de táxi nas principais capitais do Brasil

Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, as tarifas de táxi irão variar bastante de acordo com …