A carreira de um gestor financeiro

Profissional que atua no planejamento financeiro

Trabalho de um gestor financeiro

O profissional do planejamento financeiro

O gestor financeiro pode gerenciar ambientes organizacionais e estudar as possibilidades de aplicação de capital, administrando recursos financeiros patrimoniais e investimentos. O Curso de Tecnologia em Gestão Financeira propicia capacitação teórica e prática para o profissional atuar nas diferentes áreas relacionadas a finanças, atuando em empresas públicas e privadas de pequeno, médio e grande porte. Nelas ele desenvolve as funções administrativas e financeiras, bem como as de assessoria e/ou consultoria, nas atividades industriais, comerciais e de serviços.

Durante todo o curso o aluno lida com disciplinas que envolvem cálculos. Ele estuda fundamentos das finanças, administração, contabilidade, estatística, matemática financeira, mercado de capitais, demonstrações financeiras, gestão de investimento e de custos, capital de giro e formação de preços. A grade curricular ainda contempla aulas de direito empresarial, ética, legislação tributária e comportamento organizacional. O curso tem duração média de dois anos.

O Tecnólogo em Gestão Financeira deve possuir competências multidisciplinares, capacidade de autoaprendizagem, liderança e senso empreendedor, além do domínio de novas ferramentas tecnológicas e de gestão, enfrentando as rápidas transformações da sociedade, das relações de trabalho e das condições de exercício profissional.

Deve estar apto para atuar em empreendimentos de diferentes tipos, nas funções financeiras estando preparado para se adaptar às mudanças do ambiente organizacional, econômico, político e social. O gestor financeiro pode atuar em indústrias, comércios, prestação de serviços, agências financeiras, empresas públicas e empresas de consultorias.

Esta profissão é capacitada a selecionar estratégias de ações, aplicar conceitos de empreendedorismo nas gestões de finanças organizacionais, determinar o custo de ações ordinárias e extraordinárias, realizar operações tributárias e cumprir exigências legais.

Este profissional também está apto à analisar e diagnosticar a situação econômica e financeira de uma instituição, planejar ações financeiras, avaliar produtos e serviços oferecidos no mercado de capitais, desenvolver planejamento orçamentário e estudar a viabilidade econômica de investimentos.

O profissional formado pode atuar em diversas funções, dentre elas gerente de finanças, gerente de contas, controller, assistente financeiro, consultor em finanças, analista financeiro, analista de investimentos e analista de crédito e risco.  Não se gerencia mais uma empresa como se gerenciava três décadas atrás. Hoje, fatores como a globalização, a ampla concorrência e a disputa crescente por fontes de financiamento menos fartas exigem dos gestores habilidades inéditas, especialmente aquelas relacionadas à gestão financeira. Isso aquece a procura por esse tecnólogo. O salário inicial desse profissional está em torno de R$ 1.500,00.

Foto: www.blogdogasparetto.com.br

Aqui va el codigo

Deixe uma resposta

*