Home Profissões A carreira de um gestor hospitalar

A carreira de um gestor hospitalar

4 min read
1
Gerenciamento de um hospital
O gestor hospitalar

O gestor hospitalar organiza instituições dedicadas à saúde como clínicas, laboratórios, hospitais e asilos. É o profissional que planeja, organiza e gerencia os processos de trabalho em saúde e das instituições hospitalares.

Suas atribuições passam pelo controle de estoques e fluxo de materiais, gerenciamento da manutenção de equipamentos, controle de procedimentos ligados à administração geral e à limpeza e fluxo de resíduos hospitalares, apoio estratégico em campanhas como coleta de sangue ou controle de epidemias, gestão de recursos humanos dentro de unidades ligadas à saúde, dentre outras atividades.

Este profissional trabalha também em prol da evolução do sistema de saúde e das novas funções e papéis do hospital. Vale ressaltar que o mercado de trabalho carece de mão de obra qualificada para gerenciar o setor de saúde. Durante o curso de gestão hospitalar, os alunos têm aula nas áreas de saúde e de administração. No primeiro ano a maior parte da grade curricular é composta de matérias de exatas. Estudam-se matemática, estatística, contabilidade, custos hospitalares, economia, orçamentos hospitalares, informática em saúde e logística empresarial.

A duração do curso varia de 2 a 3 anos, dependendo da instituição em que é oferecido. Algumas disciplinas oferecidas também são direito sanitário, modelos de gestão, organização do sistema de saúde do Brasil, informática hospitalar, administração de enfermagem hospitalar e marketing hospitalar.

Este profissional pode atuar em hospitais e seus setores, clínicas e unidades de saúde, laboratórios médicos, empresas prestadoras de serviço em saúde, policlínicas, clínicas isoladas, unidades de saúde, laboratórios, empresas de exames clínicos, farmácias e empresas de seguro hospitalar.

Dentre as mais variadas competências do gestor hospitalar estão a administração de recursos humanos, técnicos e financeiros (gestão de pessoas, materiais e equipamentos), direção e coordenação das atividades de um hospital (público ou privado). Organização e controle do sistema de compras e dos custos, cuidado com a manutenção dos equipamentos e do estoque de materiais, gerenciamento das áreas de apoio e logística hospitalar.

Vale ressaltar que este profissional também pode atuar na supervisão do dia a dia do hospital (questões burocráticas e administrativas), supervisão de contratos e convênios, contato com os médicos e enfermeiros e controle do quadro de servidores, diagnóstico de problemas e busca de suas soluções. Pode trabalhar para manter a infraestrutura do espaço físico, determinando o melhor uso para ele. O salário inicial mensal desse profissional está na média de R$ 1.800,00.

Foto: anglocaxias.wordpress.com

One Comment

  1. Web Hosting

    23 junho, 2017 at 10:52 am

    Quanto maior o nivel de escolaridade, mais o profissional estara apto a ocupar vagas de maior responsabilidade na carreira. Gerenciar equipes de trabalho, mantendo contato com medicos, enfermeiros e membros da equipe administrativa.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

As tarifas de táxi nas principais capitais do Brasil

Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, as tarifas de táxi irão variar bastante de acordo com …