A carreira de um hoteleiro

Profissional responsável pela direção e funcionamento de hotéis

Trabalho em un hotel

Profissional em hotelaria

Hotelaria é uma faculdade das ciências humanas que abrange o âmbito das práticas e teóricas acerca dos conhecimentos que tangem a administração de hotéis e eventos além de novos gêneros de hospedarias. Ela está intimamente ligada com a faculdade de turismo.

A hotelaria tem como finalidade atuar nas áreas de hospedagem, alimentação, segurança, entretenimento e outras atividades relacionadas com o bem-estar dos hóspedes. A hotelaria também possui seu cunho administrativo e empreendedor.

O hoteleiro atua na área de hospedagem, incluindo suas várias dimensões como hospedagem, alimentos e bebidas, hotelaria hospitalar, lazer e recreação e eventos. Coordena também aspectos de gerenciamento, como contratação de equipe, orientação e supervisão de funcionários, organização e manutenção da infraestrutura e instalações do estabelecimento.

O curso de hotelaria tem duração média de quatro anos. O bacharelado mescla matérias teóricas e práticas introdutórias à indústria da hospitalidade desde o primeiro ano. A formação é generalista porque inclui disciplinas como contabilidade, filosofia e economia mundial.

Entre as disciplinas, o currículo do curso inclui gerenciamento de alimentos e bebidas, gestão de qualidade em hotéis, marketing, gestão empresarial, liderança e princípios de turismo e viagens, entre outros.

Como o nome já diz, o profissional de hotelaria tem um amplo mercado em hotéis, pousadas, flats, apart-hotel e demais estabelecimentos de hospedagem, assim como atividades que funcionam conjuntamente aos empreendimentos, como parques temáticos, centros de eventos e áreas de lazer.

As principais áreas de atuação são na gestão de hotéis, resorts, flats, spas, estâncias e complexos turísticos, organização e coordenação de eventos e negócios, gestão de restaurantes e da área de alimentação em hotéis, planejamento de empreendimentos hoteleiros, recreação e lazer em cruzeiros marítimos e hotelaria hospitalar.

Este ramo de atuação tem atraído cada vez mais jovens. Uma frente de atuação muito promissora é a hotelaria hospitalar. Instituições clínicas renomadas como o Albert Einstein e o Sírio Libanês, ambos em São Paulo, já utilizam os serviços profissionais de hotelaria nas áreas de internação dos pacientes.

O Brasil conta com pouca mão de obra qualificada de profissionais nessa área e a carência deles no país é muito grande. A falta de hoteleiros capacitados dificulta o crescimento do turismo espalhado por todo o enorme território brasileiro.

Os salários iniciais do hoteleiro variam conforme as posições dentro de um hotel. Profissionais de recepção, por exemplo, têm salário médio de R$ 1.200, enquanto cargos mais executivos, como gerentes, têm média de R$ 5.000.

Foto: blog.maisestudo.com.br

Aqui va el codigo

Deixe uma resposta

*