Home Profissões A carreira de um profissional de marketing

A carreira de um profissional de marketing

4 min read
0
Profissional de marketing
Trabalho no marketing

Marketing é o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. Quem se forma em Marketing estuda as melhores condições para um cliente melhorar as vendas ou a imagem.

Vindo do inglês, market significa “mercado”. O marketing pode ser compreendido como o cálculo do mercado ou uso do mercado, ou seja, em sentido estrito é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Analisando de forma e sentido mais amplos, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.

Para ser um profissional de marketing são necessários conhecimentos aprofundados do mercado nacional e internacional, além de conceitos de economia, comércio exterior, administração e etc. Também é importante sempre se manter informado das atualidades e dos acontecimentos no mundo todo e dominar outro idioma como o inglês ou espanhol.

Algumas das carreiras que o bacharel na área pode seguir são comunicação corporativa, consultoria, desenvolvimento e inovação de produtos, gerência de produto, merchandising e pesquisa. Logo no começo do curso, o aluno estuda sociologia, introdução ao marketing e contabilidade. Entre as matérias mais específicas que se aprende ao longo dos quatro anos de faculdade estão comportamento do consumidor, estatística, finanças, economia, administração estratégica, pesquisa de marketing e até direito.

No último ano o aluno deve optar entre gestão de marketing ou pesquisa de mercado. Já o curso de tecnólogo divide-se em disciplinas de comunicação e finanças e dura apenas dois anos. O mercado de trabalho continua em alta para essa carreira, já que cada vez mais empresas criam departamentos específicos para cuidar de marketing e precisam se diferenciar diante da concorrência. As mais diferentes empresas buscam tanto bacharéis como tecnólogos para acompanhar o desempenho de seus produtos.

As áreas que mais empregam são as ligadas ao varejo (vendas), justamente por levar muito em conta a opinião do consumidor final. Com a terceirização e a abertura da economia, a tendência do mercado caminha para uma absorção cada vez maior desses profissionais.

De acordo com o Conselho Federal de Administração, o salário inicial desse profissional é de R$ 2.000,00 para o bacharel e de R$ 1.500,00 para o tecnólogo.

Foto: jeffersonworldtrip.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

As tarifas de táxi nas principais capitais do Brasil

Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, as tarifas de táxi irão variar bastante de acordo com …