Home Profissões A carreira na actividade agropecuária

A carreira na actividade agropecuária

4 min read
0
Actividade agropecuária
Trabalho agropecuário

A agropecuária é a união da agricultura com a pecuária. É a área do setor primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais como gado, suínos, aves, entre outros. É praticada em geral por pequenos produtores que utilizam práticas tradicionais, onde o conhecimento das técnicas é repassado através de gerações.

As atividades dessa área, no sentido restrito, representam qualquer trabalho relacionado às explorações agropecuárias. No sentido amplo, são o cultivo do solo com culturas permanentes ou temporárias, inclusive hortaliças e flores.

Também faz parte a criação, recriação e engorda de animais domésticos de grande, médio e pequeno porte (bovinos, suínos, aves, peixes, crustáceos e moluscos) e de animais silvestres (como jacarés, avestruzes, perdizes, capivaras, catetos, queixadas e outros). Há também a exploração de matas e florestas (nativas ou plantadas).

A área de agropecuária é um centro dinâmico de atividades denominadas de agronegócio. Este engloba os fornecedores de bens e serviços à agropecuária, os produtores agrícolas, os processadores, transformadores e distribuidores envolvidos na geração e fluxo dos produtos agropecuários, até o consumidor final.

O profissional que atua no agronegócio e na agropecuária define as estratégias que serão usadas durante toda a safra agrícola. Planeja a produção determinando os serviços necessários para a criação dos rebanhos ou para a produção agrícola, estabelece quantos funcionários serão contratados a cada safra, verifica os custos da produção e define o valor final do produto, buscando a melhor rentabilidade para o negócio. Vale ressaltar que esse profissional, também cuida da distribuição e da logística, além das negociações com o mercado internacional.

O mercado continua em alta, tanto para o bacharel como para o tecnólogo, e há perspectiva de crescimento para os próximos anos. Tanto o bacharel quanto o tecnólogo têm como função trabalhar em todas as etapas da produção, com a diferença que o primeiro se volta com mais ênfase para a atuação em gestão.

O curso para o profissional que desejar obter o bacharelado nessa área dura em média quatro anos. Há também grande oferta de cursos tecnológicos no país. A maioria é focada em agropecuária ou gestão do agronegócio e dura em média 3 anos. O salário inicial varia de R$ 1.800,00 a R$ 2.500,00, com jornada de trabalho indefinida.

Essa profissão oferece uma gama de setores em que o profissional pode atuar, como administração rural, consultoria, cultivo e produção, desenvolvimento de produtos, planejamento de produção, vendas, entre outros.

Foto: lupamercantil.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

As tarifas de táxi nas principais capitais do Brasil

Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, as tarifas de táxi irão variar bastante de acordo com …