Home Dicas para o trabalhador A difícil arte de dizer não

A difícil arte de dizer não

5 min read
0
Dizer não no mundo corporativo
Saiba como dizer não no trabalho

Não são poucas as pessoas que têm dificuldades na hora de dizer “não”. Saber dizer não é essencial em diversas esferas da vida, é algo que deve ser praticado de forma consciente e moderada, e que se bem utilizada pode melhorar e muito suas relações. Dizer “não” está vinculado com saber seu valor e sua posição, ter em mente o que deve e precisa ou não fazer e se impor diante de outras pessoas que por ventura tentam se aproveitar de você. Contudo isso não quer dizer não dizer nunca “sim”, pelo contrário. Entenda aqui como dizer “não” pode ser importante em sua vida profissional.

Em uma empresa bem organizada e administrada, os funcionários costumam ter funções bem claras e delimitadas. Essas funções não devem e muitas vezes nem podem ser confundidas. No entanto, não é raro cobrir um colega ou precisar realizar uma tarefa que não faz parte de seu escopo. Isso não é problema e é bastante normal, desde que seja uma exceção e não regra, e é nesse ponto que entra a importância de saber dizer não.

No ambiente de trabalho deve-se estar atento sempre primeiro em cumprir suas funções, tarefas e deveres. Porém, se nessas atividades surgir algo que possa fazer para ajudar alguém não há mal nenhum, desde que isso não atrapalhe o seu serviço e não o coloque em qualquer risco. Ajudar é permitido, mas abraçar tarefas e deveres que não são seus é desaconselhável.

Por isso é sempre muito importante saber dizer não. Todos notam quando uma pessoa está abusando e não apenas pedindo um favor, nesse caso ainda que você pudesse facilmente ajudar, é essencial que saiba negar, de modo que pedidos dessa natureza não se transforme em um hábito. Outra dica é sempre realizar a troca de favores, se ajuda um colega peça para ele lhe ajudar em alguma tarefa sua, assim não parece uma exploração e ambos saem ganhando.

Para dizer é necessário ter educação e cuidado, mas também é essencial dizer “não”, a palavra em si, ao invés de procurar sinônimos que nem sempre serão entendidos corretamente. Algumas desculpas são viáveis, mas o ideal é ser franco dizendo que não pode se comprometer com tarefas que não são suas, afinal tem suas próprias responsabilidades e não pretende empurrá-las para outros para poder ajudar um colega ou mesmo um amigo.

Dizer não para colegas já pode ser difícil, mas e dizer não para o chefe? Nessas situações é necessário ter mais cuidado, pois ele pode estar testando você para mudar seu cargo ou até dar uma promoção. Contudo se esses favores tornarem-se abusivos vale a pena sentar e conversar definindo quais são de fato as suas obrigações, e se nesse caso elas forem muitas mais do que na época da contratação vale a pena conversar sobre um aumento de salário que deve caminhar junto com o aumento de funções. Mas nunca deixe de dizer não, quando o sim não for bom também para você.

Foto: agoravoceconsegue.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…