Home Condições de trabalho A importância da ginástica laboral no ambiente de trabalho

A importância da ginástica laboral no ambiente de trabalho

5 min read
0
Ginástica laboral no ambiente de trabalho
Ginástica no trabalho

Não é raro encontrar quem se queixe de dores após um longo dia de trabalho. Para quem realiza algum tipo de esforço físico na prática da sua profissão as dores são bastante comuns, mas quem trabalha o dia todo sentado também não está livre delas. Seja por movimentos repetidos, seja pelo uso do computador, ou por ficar muito tempo na mesma posição as dores causadas pelo trabalho são as mais diversas e atrapalham o seu dia a dia. Descubra o que é e veja como a ginástica laboral poderá ajudar a minimizar tais dores.

A ginástica laboral trata-se de uma série de exercícios que podem ser feitos, antes durante e depois do trabalho e que garantam uma melhor qualidade de vida. São em sua maioria movimentos simples de alongamento e relaxamento que promovem uma melhora significativa em dores causadas por movimentos repetitivos e por permanecer na mesma posição por muito tempo.

Algumas empresas e fábricas investem nessa ideia e contratam profissionais que realizam exercícios com todos os profissionais da empresa. Normalmente esses intervalos para se exercitar não duram mais do que 15 minutos e são realizados no próprio ambiente de trabalho. Essa é uma prática cada vez mais comum, pois as empresas notam claro aumento na produtividade de seus profissionais que apresentam menos problemas de saúde, como tendinites e dores de cabeça, e mais motivação para o trabalho.

Contudo se você trabalha sozinho ou se sua empresa ainda não aderiu essa prática você pode realizar alguns exercícios sozinho em seu próprio local de trabalho sem chamar a atenção. Exercícios de alongamento de braços e mãos são indicados para quem utiliza muito o computador, alguns outros alongamentos para a coluna também são indicados e podem ser feitos facilmente. Já para as profissões que exigem movimentos mais pesados e repetitivos outros exercícios localizados são sugeridos. Veja aqui alguns exemplos de exercícios.

As vantagens da prática da ginástica laboral são sentidos imediatamente, não melhoram apenas a qualidade de vida do funcionário, mas também seu rendimento. É evidente que se trabalha muito melhor e mais motivado sem dores. Vale lembrar também que esses exercícios da ginástica laboral podem ser feitos em intervalos no horário de trabalho, como quando vai tomar um café, ou mesmo antes de ir para o trabalho e depois de voltar dele. Sendo assim uma boa opção para começar a prática é realizar os exercícios de alongamento e relaxamento ao chegar em casa.

É importante pontuar que a ginástica laboral não funciona como os exercícios de uma academia. Esse tipo de ginástica está, como o próprio nome diz, vinculado diretamente com a prática do trabalho e evita que o trabalhador sofra com dores e problemas de saúde posteriores. Desse modo ela não possui contra indicações e pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer idade.

Foto: vctaloka.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…