Home Formação A importância do inglês no mercado de trabalho

A importância do inglês no mercado de trabalho

5 min read
0
Ter um bom nível de Inglês é essencial para alcançar o sucesso no trabalho

Hoje em dia não basta apenas falar inglês, mas sim se comunicar na língua mais falada do mundo dos negócios. O inglês “mais ou menos” é visto negativamente pelos selecionadores de vagas. Veja a importância de se comunicar bem em inglês para conseguir um bom emprego.

Falar e se comunicar, dois aspectos bem diferentes. Enquanto que com a fala o emissor apenas demonstra os seus desejos ou dúvidas, com a comunicação é possível obter uma compreensão com níveis sintáticos e sintéticos altamente necessários para o mundo detalhista em que vivemos atualmente.

O inglês intermediário já não é o bastante. As nomenclaturas são outras e as pessoas conversam mais dinamicamente e com diversas outras gírias e verbos que surgem dia a dia no dicionário onde nascem mais novas palavras no planeta.

Existem duas fórmulas bastante usadas para medir o nível de comunicação em inglês. A primeira a interpretação que o interlocutor possui da mensagem, a segunda é o nível de atenção do ouvinte mesmo com palavras não proferidas tão corretamente.

Muitos não possuem a compreensão de inglês solicitada na vaga disputada, mas colocam saber utilizá-la qualitativamente. O mesmo ocorre com o famoso e indecifrável portunhol. Mentir no currículo é um dos principais motivos das eliminações de vagas ao passo que só atrapalha o tempo do desempregado uma vez que os selecionadores de vagas vão detectar rapidamente a gafe.

As empresas almejam funcionários capazes de decodificar as mensagens de forma clara e objetiva diante o dinamismo da atualidade. Em uma reunião de negócios todos os receptores devem receber a informação de forma clara e objetiva. Existem diversos aspectos extras (como tom de voz ou expressões faciais) que fazem parte da incorporação comunicativa.

A comunicação com qualidade é um dos atributos dos líderes dos futuros, justamente por isso que o nível comunicativo de inglês exigido está constantemente aumentado. Viajar para países que falam a língua depois de estudar até o avançado em escolas especializadas ainda é o principal caminho para aprender a se comunicar melhor na língua inglesa.

O mercado de trabalho brasileiro está altamente concorrido, quem fala inglês possui uma ligeira vantagem, mas quem se comunica está bastante na frente na corrida dos profissionais mais procurados. Ressalta-se que quem vai para fora do país sem conhecer as regras verbais acaba perdendo tempo se não ficar ao menos quatro anos no estrangeiro, fora que volta falando errado por falta de conhecimento didático. Ou seja, nada de ir antes de estudar.

Leia mais:

Aprenda Inglês sem sair de casa
Aprenda inglês e melhore o seu currículo

Foto: maureen_sill no Flickr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…