Home Formação A importância do português em processos seletivos

A importância do português em processos seletivos

4 min read
0
A importância do português
Por que deveríamos nos importar em estudar português?

O mercado de trabalho está cada dia mais seletivo e sabemos que o inglês é um idioma importante e que há uma busca feroz para dominar este idioma e conseguir abrir portas no mercado de trabalho. Mas a Catho (um site que disponibiliza vagas de emprego) desenvolveu uma pesquisa que diz que 52% das empresas aplicam algum tipo de teste e 46,2% desses testes são sobre língua portuguesa.

Esse tipo de teste é especialmente mais expressivo quando a seleção da empresa é interna, ou seja, quando se trata de mudança de nível hierárquico, esse teste é ainda mais importante, se expressar bem e corretamente em sua língua materna é o que as empresas procuram e desejam mais do que alguém que consiga dominar uma outra língua. É ideal alguém que se expresse com um correto português, um grande diferencial nas principais empresas do país.

Dicas para nunca ser pego de surpresa:

Avalie o seu português e tente corrigir o que estiver ‘gritantemente’ errado. Não é necessário que você seja capaz de fazer análise sintática em segundos de qualquer tipo de frase, mas fuja das gírias, corrija as palavras que você costuma falar ‘por brincadeira’, informalmente, seja simples e correto no dialeto.

Estudar, se atualizar eventualmente é um jeito de estar sempre preparado. Não deixe para a última hora o estudo para aquele concurso público e aprenda as novas regras do acordo ortográfico. Lembre-se que qualquer empresa que pague bons salários e dê condições invejáveis para o empregado trabalhar requer um nível de conhecimento também elevado do participante. Não perca seu tempo, invista no estudo! Aqui você encontra um curso básico para atualizar seus conhecimentos no português.

Revise os comunicados por escrito, use e abuse do corretor ortográfico e da ajuda que a internet pode lhe dar com dicas para melhorara a grafia (sempre se certifique da grafia das palavras, caso tenha dúvida que não consiga sanar, use sinônimos).

Incremente! Vocabulário amplo é sempre atrativo e demanda mais compromisso e profissionalismo, então use palavras novas, mas não exagere na exibição. Tenha certeza que o significado é correto para o contexto e não ouse escrevê-la se não tem certeza da grafia. Neste caso, o simples bem feito é melhor do que o rebuscado ‘mal feito’, mas ouse, a ousadia é um instrumento muito eficaz para subir os degraus do sucesso.

Confira algumas outras dicas para um bom português.

Foto: iilp.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Trabalho autônomo

O trabalho autônomo hoje é uma realidade de muitos profissionais, e ele traz várias vantag…