Home Dicas para o trabalhador Aprenda a fornecer um bom feedback

Aprenda a fornecer um bom feedback

4 min read
1
Melhorar o feedback
Aprenda a melhor forma de passar um feedback

Uma incógnita para muitos superiores, temida por outros e reconhecida por alguns. A avaliação de desempenho do candidato no que diz respeito a função que ele ocupa (também conhecida como feedback) é por muitas vezes um bicho de sete cabeças para muitos recrutadores.

Porém, com o aquecimento do mercado de trabalho e a dinamização dos cargos nas empresas, o feedback aparece como um método de retenção do funcionário, que se utiliza dos dados obtidos na pesquisa para se desenvolver melhor dentro da organização, por estar mais motivado e ciente do que precisa aprimorar.

Por isso, aprender a melhor forma de passar um feedback para o colaborador pode significar a diferença entra um empregado leal e outro desiludido com a companhia. Confia alguns pontos importantes que devem ser observados por um líder antes, durante e depois da reunião de feedcack.

Lembre-se que o feedback é uma via de mão dupla

Para que o feedback seja realizado de forma benéfica para ambos os lados, é importante deixar de lado o modelo antigo, em que o superior desfiava os elogios e críticas a um colaborador cuja única tarefa era ouvir o que lhe era falado e absorver a mensagem transmitida.

Ambos os lados precisam fazer a sua avaliação sobre o trabalho do outro e, de forma clara e profissional, expor sua opinião sobre como otimizar o serviço executado pela equipe como um todo.

Evangelize as pessoas

O feedback parece um evento corriqueiro entre as empresas, mas sua execução é quase sempre realizada de forma errada: para muitos ele funciona mais como uma bronca ou correção do que como forma de aprendizado e crescimento, que seria o objetivo principal de todo o superior.

Por isso é importante ouvir também as opiniões do outro colaborador, tornar o tempo da reunião mais produtivo e fazer dessa uma experiência muito mais produtiva, refletindo na opinião da equipe e trazendo mais adeptos à causa do feedback.

Desenvolva um processo que possa ser aplicado por todos

O feedback aplicado regularmente pelas empresas no final do ano funciona na tarefa de fazer o colaborador perceber em que precisa melhorar, mas essa única avaliação provavelmente não irá ajudá-lo a melhorar seu desempenho. Por isso, cabe ao superior traçar um plano individualizado de metas e crescimento profissional.

Reuniões mensais, avaliação 360º, insigths diários ou mesmo a conversa durante o cafezinho são recursos que podem funcionar como forma de avaliação constante para os colaboradores, que se sentirão mais valorizados, reconhecidos e, por consequência, mais motivados.

Foto: tgimworklife.wordpress.com

One Comment

  1. Leandro Campedelli

    25 fevereiro, 2014 at 9:15 pm

    Boa noite!

    Gostaria de perguntas para fazer feedback sou líder de rampa da TAM quero o melhor para minha equipe e melhor para empresa quanto mais nos em vestir no nossos colaboradores eles trabalham felizes.meu muito obrigado pela a sua atenção.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …