Home Formação Aprenda inglês e melhore o seu currículo

Aprenda inglês e melhore o seu currículo

6 min read
2
Aprender inglês melhora seu currículo

Você já se pegou cantando uma música de uma banda americana que você adora mesmo sem entender nada da letra? Ou então, perdeu a oportunidade de conseguir um ótimo estágio porque nunca estudou outra língua? Pois saiba que no mercado de trabalho atual, saber inglês além de indispensável é uma necessidade fundamental de qualquer profissional, independente de sua área de atuação. Na maioria das vezes, não ter este atributo em seu currículo significa estar fora da concorrência.

“Cerca de 375 milhões de pessoas falam inglês como sua primeira língua. O inglês hoje é provavelmente a terceira maior língua em número de falantes nativos, depois do chinês mandarim e do espanhol.As estimativas que incluem falantes do inglês como segunda língua variam entre 470 milhões a mais de um bilhão, dependendo de como a alfabetização ou o domínio é definido e medido”. (Fonte: wikipedia.)

Não entender este idioma, não é só perder a chance de novas oportunidades profissionais, é também a certeza de eliminar diversas possibilidades de fazer parte de um mundo globalizado quase sem fronteiras – ainda mais quando a Internet trouxe consigo blogs, twitters, facebooks, entre outros.

Fazendo uma pesquisa para esse post, li uma reportagem na revista Você S/A que me surpreendeu falando exatamente deste tema. Há cerca de cinco anos a gigante HP abriu um grande escritório no Brasil visando recrutar inicialmente mais de 500 profissionais para torná-los executivos da empresa. Passado este tempo, a HP só conseguiu recrutar cerca de 120 profissionais e o fator apontado como maior eliminador no processo de seleção foi exatamente o fraco conhecimento de inglês dos candidatos.

A HP é apenas um exemplo dentre várias outras multinacionais que preferem optar por profissionais sem grande conhecimento técnico, mas com ótimo inglês, ao invés de alguém com certificações ou até com formação superior completa, mas sem o domínio da língua. A razão para isso é óbvia, é mais fácil, rápido e barato capacitar alguém para um cargo técnico do que ensiná-lo outro idioma. Por isso, reuní aqui algumas dicas de como melhorar seu aprendizado em novas línguas para que a sua capacidade de se comunicar se torne uma habilidade e não um problema.

Hoje em dia existem diversas possibilidades para as pessoas que buscam aprender inglês, que vão desde viver por um período de tempo no exterior como também cursos básicos pela internet. Diversas universidades e mesmo escolas buscam promover o intercâmbio de estudantes para promover uma troca de conhecimentos e também melhorar a relação entre os países.

Para você que está economizando, a internet pode ser uma forma simples e sem custo, mesmo que nunca tenha estudado outra língua ou precisa de uma revisão. Existem sites que disponibilizam lições básicas e exercícios com áudio e autocorreção. Outra opção, são as escolas de línguas, um pouco mais caras mas com certeza muito mais efetivas.

Se você fala uma língua estrangeira mas não a utiliza diariamente, considere também ter um fórum, um grupo ou mesmo uma rotina de assistir filmes, noticiários ou mesmo ler livros neste idioma. Ficar sem praticá-lo fará você perder a fluência e o trabalho de recuperação posteriormente será com certeza mais árduo.

Foto: Aprender ingles por IEI no Flickr

2 Comments

  1. carmemdf

    5 outubro, 2011 at 10:47 am

    Aprender inglês é sem dúvida muito bom…

    Mas essa professora parece a Suzane Richthofen… kkkkkk.

    Reply

  2. Adrián

    11 dezembro, 2017 at 8:58 pm

    Obrigado por uma postagem maravilhosa! Gostei muito de ler
    você pode ser um grande autor.
    Quero encorajar
    Você definitivamente continua sua ótima escrita, tenha um bom dia!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Carta para solicitar um aumento de salário

Quer pedir um aumento de salário? Normalmente quando chega este momento temos tendência a …