Home Condições de trabalho Benefícios da diversidade no ambiente de trabalho

Benefícios da diversidade no ambiente de trabalho

5 min read
0
Diversidade cultural
Benefícios da diversidade no trabalho

A diversidade é benéfica para a organização e aos membros que integram o quadro de funcionários. Diversidade traz benefícios potenciais substanciais, como tomada de decisão melhor e maior resolução de problemas, maior criatividade e inovação, o que leva ao desenvolvimento de produtos bem sucedido, assim como as ações de marketing para diferentes tipos de clientes.

Diversidade oferece às organizações a capacidade de competir nos mercados globais. Basta reconhecer culturas diversas em uma empresa para saber a variedade de talentos dentro da organização.

O ato de reconhecimento da diversidade também permite que os funcionários com esses talentos se sintam necessários, indispensáveis, o que por sua vez aumenta o compromisso com a empresa e permite que cada um contribua de uma forma única e especial.

A teoria da perspectiva sugere que grupos marginalizados tragam perspectiva diferente para uma organização que desafia o status quo desde que a sua visão de mundo seja construída de modo social e diferente da regência do grupo dominante.

Embora o ponto de vista do grupo dominante tenha mais peso em algumas decisões, um líder transformacional irá incentivar pontos de vista conflitantes a coexistir dentro de uma organização a criar um “fórum” para o conflito sancionado a seguir.

Conflito desafia a maneira como as coisas sempre foram feitas, as ideias e problemas não explorados a partir de múltiplas perspectivas. Teoria da perspectiva dá uma voz para aqueles que líderes imersos na cultura têm dificuldade em reconhecer.

Estes únicos e diferentes pontos de vista ajudam a erradicar o pensamento de grupo que pode se desenvolver dentro de um setor homogêneo. A pesquisa de modelagem matemática do trabalho em equipe reflete essa visão.

Na prática, a diversidade no trabalho em equipe nem sempre é simples e há desafios para a promoção de um ambiente inclusivo para a diversidade de pensamento e ideias.

Desafios no caminho

Um dos maiores desafios de uma organização ao tentar adotar ambiente mais inclusivo é a assimilação de qualquer membro fora do grupo dominante. Número considerável de estudiosos estudou a interação entre poder, ideologia e atos discursivos que servem para reforçar a hegemonia estrutura das organizações.

Tudo, a partir de símbolos da organização, rituais e histórias servem para manter a posição de poder realizada pelo conjunto que domina. Estendendo este conceito para a inclusão da diversidade, onde as organizações procuram contratar ou promover pessoas que não fazem parte do grupo dominante em cargos de gerência, uma tensão difícil se desenvolve entre a norma organizacional socialmente construída e a aceitação da diversidade cultural.

Leia mais

Foto: mais24hrs.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…