Home Dicas para o trabalhador Benefícios do desemprego

Benefícios do desemprego

4 min read
0
Em situações de desemprego é aconselhável melhorar sua carreira profissional

Estar desempregado por deixar muitas pessoas deprimidas ou sem automotivação para quase nada. Contudo, é necessário romper as barreiras do desânimo em busca de aprimoramento profissional para que a condição melhore e alguma efetivação finalmente ocorra para melhoras a vida. Utilize o desemprego a seu favor para aprimorar sua atividade profissional e tenha mais chances de sair desta situação.

Manter o currículo profissional atualizado é uma grande chave, comece a se informar mais sobre o que acontece na área. A atualização é indispensável e pode ser conseguida tanto em jornais ou revistas informativas especializadas como no ensino técnico ou superior.

Aproveite o tempo disponível, pois mesmo com pouco dinheiro para investir, sempre existe algum curso que pode estar relacionado com a formação de alguma maneira e que possui preço acessível.

Investir em informática é sempre interessante e bastante rápido, além de significar um grande status para conseguir emprego. Um curso de línguas pode ser interessante, contudo ressalta-se que normalmente as escolas de qualidade demandam certos anos de aprendizagem.

Internet como ferramenta!

Hoje em dia a internet é um grande meio de comunicação para procurar emprego. Em poucos minutos o internauta pode achar diversas vagas que demandam os mais antagônicos pré-requisitos. Procure se cadastrar nos sites que oferecem feeds de notícias de graça, assim o cargo oferecido chega ao próprio e-mail.

Porém, nem todas as informações encontradas são legítimas: “A Internet é um meio importante na busca de informação, no entanto, o profissional deve ser bastante criterioso em relação às fontes, buscando se informar daquelas que são mais confiáveis e desenvolvendo análise crítica”, analisa o executivo Constantino Cavalheiro.

O que é essencial para o desempregado?

Atualização, currículo e networking, três pontos essenciais. “O profissional desempregado deve investir tempo na elaboração de um ótimo currículo e em sua divulgação para as empresas de seu interesse, utilizando para isto todas as ferramentas disponíveis no mercado. Investir no networking também é muito importante”, afirma a consultora em RH, Glaucia Santos.

Neste âmbito também é interessante iniciar o contato com companheiros da faculdade ou de empregos antigos. É bem mais fácil começar conquistar uma chance com o contato de alguém do que sozinho somente com as qualificações.

Também existem os famosos cursos online que hoje em dia estão fazendo um grande diferencial na hora do processo de seleção, onde é necessário comparecer à instituição de ensino em um ou dois dias por semanas para fazer poucas horas de aulas. Uma grande chance de usar o tempo a seu favor.

Foto: *Bloco no Flickr 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…