Carta de despedida da empresa

Saber despedir-se da empresa mantém as portas profissionais sempre abertas

Dicas para elaborar uma carta de despedida do trabalho

Dicas para elaborar uma carta de despedida do trabalho

Hoje em dia, quando falamos em carreira profissional, os conceitos saem distorcidos de uma realidade que antes impunha que a ideia de permanecer por um longo período na mesma organização, ou às vezes a vida inteira, era vista como consistente e imperativa para garantir que a responsabilidade profissional de cada quem era a empresa quem construía. Atualização! Não vivemos em uma época de mudança e sim em uma mudança de época, em que cada um deve cuidar e administrar a sua carreira visando maximizar os resultados da sua trajetória. E não existe uma lei de permanência empresarial, existe sim o bom senso, a ética e o turbilhão de oportunidades profissionais que surgem àquele trabalhador que busca crescer e projetar seu futuro profissional. Já discutimos neste blog algumas dicas para escrever uma carta de despedida aos colegas de trabalho.

Quando chega-se ao término de um contrato laboral, a carta de despedida direcionada à empresa deve apresentar as impressões positivas que deixou o desempenho do trabalho ao funcionário contratado e o acréscimo que o colaborador deixa à empresa, bem como a oferta futura de nossos serviços. Em outras palavras significa deixar as portas corporativas abertas para novas opções laborais, crescimento futuro e melhores oportunidades que possam vir a surgir, pontos esses baseados sempre na tarefa desenvolvida e em resultados já estabelecidos.

A maioria das pessoas se equivoca quando pensa que o ciclo profissional encerra-se na saída de determinado emprego. Em uma época onde todos buscam maior especialização, onde a concorrência por melhores postos de trabalho é acirrada e obtém o melhor resultado quem for mais multissetorial, o networking e as relações corporativas são figuras de suma importância. É muito importante a manutenção adequada dos vínculos laborais com a empresa em que um dia já integramos. Você cresce como profissional e aprende muito em cada experiência de trabalho, experiências essas que podem ser positivas e que lhe agregam maior conhecimento ou também negativas, que lhe ensinam o como lidar com situações difíceis.

Uma boa carta de despedida fortalece ainda mais os laços empresariais e é uma forma simples de dar um feedback positivo à empresa que em determinado momento apostou fichas e depositou confiança na sua pessoa. É uma forma escrita de agradecer à empresa os conhecimentos adquiridos e o suporte técnico fornecido, nossas impressões durante o tempo trabalhado, nosso desenvolvimento e o nosso interesse em seguir mantendo contato. O que acontece normalmente é que as pessoas interpretam de forma errônea o fato de deixar determinado emprego. Motivados pela ansiedade e vontade de mudança, esquecem da importância de um bom encerramento de todo um ciclo, etapa essa que sempre estará escrita e registrada no seu currículo e fará parte da sua experiência profissional. Sair de determinada empresa definitivamente não significa deixar um trabalho mal concluído, ao contrário, a conclusão bem feita deve configurar como ferramenta primordial para o seu futuro profissional.

Dado que as pessoas a quem nos dirigimos têm pouco tempo disponível, consideramos que a carta de despedida de uma empresa deve ser breve e objetiva. Esta atitude é valorada positivamente por muitas empresas, já que através da carta elas podem observar que com esta simples atitude há um maior encaixe do perfil de colaborador responsável, traduzindo motivação e profissionalismo. Devemos prestar atenção ao período de envio da carta de despedida à empresa – não deve ser próximo à data final do último dia de trabalho. Planeje bem seu tempo e a redate com concentração para que não perca o foco do tema objetivo. Assim como você necessita organizar-se para o sua nova etapa profissional, a empresa também precisa planejar como vai suprir o gargalo e tomar as devidas providências, o que exige um bom período de tempo. A comunicação prévia faz parte da ética e do caráter profissional de cada indivíduo, é a partir dela que são criadas as percepções sobre os resultados de trabalho realizado e a eficácia do cumprimento de metas.

O momento da despedida chega aos que empreendem até mesmo sem saber que o estão fazendo. São pessoas que estão constantemente preparando-se, corajosas e que possuem um alto poder de correr riscos calculados, ou que chamaríamos na ciência da Administração de empreendedorismo consciente. Guarde aquela vontade interna de dizer ‘poucas e boas’ e segure o seu ímpeto. Siga as dicas e vá ao abraço da sua realização.

  • Prepare-se: agradeça a oportunidade e seja direto, educado e objetivo.
  • Não se precipite: reflita muito bem antes de qualquer tomada de decisão.
  • Não fale demais: seu superior direto deve ser a primeira pessoa a saber da sua decisão, amizade pessoal e corporativa têm sinônimos distintos. Muitos detalhes sobre o novo emprego jamais, mantenha sua posição profissional e não atue como arrogante.
  • Não falar mal de ninguém: postura e conduta madura e respeitadora nunca fizeram mal a ninguém.
  • Certeza: convicção é fundamental, pois sempre pode surgir uma contraoferta de promoção.
  • Evitar pendências: saia sempre pela porta de frente, isso demonstra que você é um profissional aberto a novos desafios.

Cidade, dia/mês/ano

Prezado Sr. Silva,

Estou muito grato em poder expressar meu total agradecimento, através da presente carta, à empresa que o Sr. atualmente gestiona e dirige.Durante o meu tempo de permanência e desenvolvimento do meu trabalho diário, pude observar os diversos fatores que compõem o ambiente e as condições de trabalho adequados que regem os valores e a missão cultivados por esta companhia. Aprendi e implementei conceitos, teorias e práticas e tudo isso me permitiu cumprir com os objetivos, tarefas e metas para o trabalho no qual fui contratado.Contudo, as grandes empresas nos ensinam muito e nos projetam objetivos profissionais mais altos, reforçam nossa ambição e despertam nossa inquietude, fazendo com que tenhamos sonhos, planos e objetivos cada vez mais concretos e com maior valor agregado ao que pensamos ser correto. E é por este motivo que venho, através desta, deixar meus mais sinceros agradecimentos à empresa e comunicar minha renúncia ao cargo que hoje ocupo nesta organização.

Aproveito a oportunidade para reiterar meus desejos de muito êxito à empresa e comunicar que estou à disposição para futuramente prestar meus serviços e implantar meus conhecimentos nos possíveis negócios que poderemos fazer conjuntamente, utilizando sempre como alicerce toda a experiência obtida neste período de tempo que aqui estive.

Agradeço a confiança em mim depositada e deixo meus votos de sucesso.

Atenciosamente,

Assinatura

Maria dos Santos

Saiba mais sobre modelos de cartas.

Foto: erasmusymuchomas.blogspot.com

Aqui va el codigo

Deixe uma resposta

*