Home Condições de trabalho Celular no Trabalho

Celular no Trabalho

5 min read
0
Celular
Celular no ambiente de trabalho

Há alguns anos pensar no uso do celular no trabalho não faria nenhum sentido. No entanto, atualmente todos possuem um, ou até mais de um, celular, e eles não funcionam apenas para receber ligações, mas também como smartphones, verdadeiros computadores com inúmeras funções e conectados à internet. Dessa forma surge sempre a dúvida, Posso usar o celular no trabalho? De que forma? Esse artigo pretende dar algumas dicas para não errar e cometer gafes no uso do celular no trabalho.

A primeira preocupação e cuidado que se deve ter é saber se é permitido o uso do seu celular pela empresa em que trabalha. Para tanto você pode procurar se informar com seu chefe, ou se preferir observar os colegas. Normalmente a permissão do uso do celular varia muito de empresa para empresa.

Caso você não consiga descobrir se é permitido na sua empresa a dica é deixar o celular sempre no silencioso e só usá-lo para atender ligações pessoais mais importantes. É bom lembrar que nesse caso, ao atender as ligações procure se afastar dos colegas de modo a não atrapalhar sua concentração e serviço e também para manter sua privacidade da conversa.

Algumas empresas inclusive oferecem telefones celulares aos seus empregados. Nesses casos é necessário ter mais cuidado ainda, isso porque todo o uso que você faz do aparelho ficará registrado para a empresa, e os custos que esse uso gerar e que não forem permitidos ou mesmo para fins de trabalho serão cobrados de você, de modo que o uso indiscriminado do aparelho ainda pode lhe gerar um prejuízo financeiro.

Quanto ao celular da empresa o ideal é possuir dois aparelhos o da empresa e um pessoal, isso facilita o gerenciamento de seus usos e seus gastos para cada finalidade. É importante pontuar também que poucas empresas permitem, seja em aparelhos pessoais, seja em aparelhos cedidos pela empresa, o uso da conexão em redes sociais. Passar o dia todo conectado em sua rede social e interagindo com ela é normalmente limitado em computadores da empresa e por conseguinte no celular também.

Algumas medidas evitem que seu celular se torne um problema na empresa: 1. Dê o número da empresa para as pessoas que realmente podem precisar falar com você assuntos importantes no horário do expediente, por exemplo, cônjuge, pais, filhos; 2. Mantenha sempre o aparelho no silencioso, mesmo que receba ligações e mensagens pouco importantes a todo momento, não irá chamar a atenção e poderá facilmente ignorá-las; 3. Mantenha o aparelho desligado em reuniões, isso porque mesmo na função silenciosa se ele vibra sem parar e bastante desagradável durante uma reunião, desse modo quando você estiver em um local onde não poderá atender a nenhuma ligação opte por manter o aparelho desligado.

Seguindo essas poucas dicas ter um celular não se mostrará um problema em seu trabalho seja ele qual for. O uso responsável das novas tecnologias é essencial em qualquer ambiente, especialmente no trabalho.

Foto: sidneymeetup.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…