Home Condições de trabalho Código de ética no trabalho

Código de ética no trabalho

4 min read
0
Código de ética
Confira o código ético para o trabalhador

Para ser ético, você precisa primeiramente ser honesto. Seja humilde, tolerante e ouça a ideia de seus amigos. Em muitas empresas, agir em equipe é fundamental. Por isso, não julgue as pessoas e trabalhe sempre em harmonia com todos. Nunca receba elogios pelo trabalho dos outros. Isso pode magoar psicologicamente a pessoa que lhe ajudou. Esteja sempre aberto a críticas e sugestões e nunca faça julgamentos precipitados.

Você gostaria que outras pessoas mexessem nos seus objetos pessoais em cima da sua mesa? Acho que não. Por isso respeite a privacidade do seu colega ou cliente. Procure autorização da pessoa antes de pegar qualquer objeto da mesma, nem que seja um clipe. Não participe de “grupinhos” que ficam conversando escondido sobre outras pessoas, e fique longe de fofocas.

É muito comum as pessoas errarem. Por isso, ao errar, assuma sua culpa. Uma frase simples como “não foi um erro intencional, providenciarei para que não aconteça de novo e vou remediar o acontecido” já é o bastante. Tenha o hábito de ser pontual, pois isso é importante. Se atrasar, será julgado como indigno de confiança, além de perder diversas oportunidades de carreira.

No telefone, dê total atenção à pessoa que ligou. Tenha ótima dicção, não se distraia com outras tarefas, utilize um tom de voz agradável e não como alimentos. Ao atender ligações de outras pessoas, anote no papel dados de quem ligou e o número do mesmo. Se estiver ocupado, não deixe a pessoa esperando na linha. E se por acaso a ligação cair, não retorne, pois a obrigação de retornar é da pessoa que telefonou.

Nas reuniões, sua postura profissional muitas vezes estará sendo julgada por seus superiores. Você deverá chegar na hora certa e pesquise sobre o tema abordado na reunião. Tente mostrar todas as suas ideias para seus amigos e participe ativamente, abordando assuntos adicionais que devem ser tratados. Enquanto seus amigos estiverem falando, olhe diretamente para eles e não para o teto ou para a mesa.

Evite dar a colegas ou clientes apelidos carinhosos, tais como “bebê” ou “amor”. Em casos de namoro na empresa, não demonstre seu amor pela pessoa publicamente. Lembrando que o romance entre funcionários pode comprometer o trabalho. Jamais tolere qualquer tipo de ameaça. Em caso disso acontecer, comunique seus superiores.

Concluindo, ética no trabalho é um conjunto de normas criadas para todos viverem e trabalharem em harmonia. Caso todas as regras sejam cumpridas, haverá um grande crescimento pessoal dos funcionários e da empresa. Apesar de ser universal, ela não é um padrão de comportamento obrigatório. Além de reduzir os conflitos, ela ajuda também na resolução de diversos problemas.

Foto: equipeetica.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

As tarifas de táxi nas principais capitais do Brasil

Na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, as tarifas de táxi irão variar bastante de acordo com …