Home Dicas para o trabalhador Como agir no período de experiência?

Como agir no período de experiência?

5 min read
0

Quando conseguimos um emprego parece que todas as dificuldades acabaram e que finalmente o objetivo foi alcançado eliminando o fantasma do desemprego que assombrava no passado. No entanto, esse é um grave engano. O fato de ter sido contratado não significa garantia de permanência no emprego, especialmente durante os primeiros meses conhecidos também popularmente como período de experiência. Pensando nisso trazemos aqui algumas dicas para que você mostre-se um profissional competente já nos primeiros meses de trabalho e conquiste o sucesso que tanto almeja.

A primeira dica para quem está passando por um período de experiência é estar sempre atento e alerta. Essa é uma questão que merece destaque, pois significa que o empregado estará disposto a aprender e executar tudo o que lhe for solicitado, até porque você ainda não terá motivos para estar entediado com sua função ou mesmo cansado. É importante também, contudo, evitar tornar-se chato, sendo sempre solícito demais, ou interessado em excesso e por tarefas e funções que não lhe competem. Foque em seu trabalho e não queira abraçar o mundo!

Outra dica quanto à postura do funcionário recém contratado é evitar a criação de um personagem, ou seja, não tente ser alguém que você não é. Essa é uma dica que não deve ser ignorada, pois a criação de uma mentira não se manterá por muito tempo. E se a mentira acabar antes do período de experiência o sonho do emprego pode acabar junto. Em resumo, fuja das mentiras em todos os níveis, uma vez que as pessoas não costumam aceitar bem pessoas que mentiram seja por que motivo for. Além disso, a quebra de confiança que uma mentira traz consigo são normalmente irreparáveis.

É evidente que algumas atitudes devem ser evitadas nos primeiros meses de trabalho. As mais relevantes delas são não chegar atrasado, não utilizar celular e redes sociais, assim como tratar todos com respeito e evitar inimizades. Atuando desse modo poderá alcançar facilmente o sucesso na empresa. Seja você mesmo, mas tenha cautela e atenção à deslizes que podem gerar insatisfação em seus superiores, que também estarão mais atentos à você devido a sua situação de “novato”.

Não é complicado passar pelo período de experiência com louvores, mas também qualquer deslize, mesmo por menor que seja pode ter consequências trágicas. Isso porque nesse período você ainda não é conhecido e qualquer ato mal jugado dificilmente terá perdão. Por esse motivo reiteramos a importância de estar atento às suas atitudes, afinal o trabalho novo exige mais atenção e errar torna-se mais fácil quando realiza-se novas tarefas. A dica final é estar atento a esses fatores sem mentiras, mas com comprometimento e seriedade, fugindo do estigma de “puxa-saco” sem perder a capacidade de ser solícito. Conseguir um emprego é o primeiro passo, mas o sucesso só será alcançado se a dedicação for contínua.

Foto: siapasajabisa.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…