Como Concluir o Ensino Fundamental ou Médio? O Encceja é uma opção

O Encceja é um Exame que facilita a vida de quem precisa concluir o Ensino Fundamental ou Médio para entrar no Mercado de Trabalho

Encceja, Conclua o Ensino Fundamental ou Médio

Pode-se ser aprovado no Ensino Fundamental ou Médio, dependento da idade, através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, também conhecido como Encceja, que é uma prova aplicada pela Secretaria de Ensino das cidades participantes que permite ao aluno receber uma certificação onde consta que ele cursou e foi aprovado.

Diferentemente do MOVA, Movimento de Alfabetização de Adultos, conhecido também como supletivo, onde cada ano de estudo equivale a um semestre,  o Encceja permite ao participante apenas comparecer ao local determinado e realizar a prova. Caso seja aprovado, o aluno já recebe o certificado de conclusão de toda a grade de ensino escolar.

A quem esse exame é dedicado? Ao público que, por diversos motivos, não possui tempo ou disposição para frequentar um curso regular ou a estudantes que moram fora do Brasil e que desejam, ao voltar para o País, não precisar fazer diversos testes de nivelamento para conferir em qual ano escolar estaria.

Como são as provas? O aluno é avaliado em competências diferentes, de acordo com a idade e tempo de estudo:

Ensino Fundamental:

  • Ciências Naturais;
  • História e Geografia;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física

Ensino Médio

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e sua s Tecnologias;

Além da prova, o aluno também precisará produzir uma redação, a fim de mostrar a sua desenvoltura e proficiência no uso do idioma. Para ser considerado hábil em cada competência, o aluno precisa atingir a no mínimo 100 pontos, além de produzir um texto que obtenha nota no mínimo cinco.

Após a conferência do gabarito, o aluno poderá comparar a sua avaliação individual com a média de desempenho dos demais estudantes que prestaram o exame. Outra conveniência se mostra na entrega do resultado: não é necessário voltar ao local da prova para saber do resultado, já que o Boletim Individual é entregue no endereço mencionado durante a inscrição.

Interessada (o)? Para saber mais informações sobre esse exame, baixar a lista de lições que serão aplicadas no dia da prova ou consultar avaliações anteriores e conferir as perguntas mais freqüentes e o passo a passo da inscrição, o Ministério da Educação, em parceria com o INEP, criou uma área virtual dedicada ao Encceja, onde é possível tirar todas as dúvidas e verificar se ele pode ou não ser de grande ajuda para você.

O Ensido à Distância também é uma ótima solução, para maiores informações clique aqui.

Aqui va el codigo

Um comentário paraComo Concluir o Ensino Fundamental ou Médio? O Encceja é uma opção

  1. JOAO ERNANE SOUSA SANTOS disse:

    EU PESSOALMENTE ME SINTO PREJUDICADO PELO ENCCEJA


Deixe uma resposta

*