Home Primeiro emprego Como Conseguir um Emprego? Acabo de Entrar no Mercado de Trabalho

Como Conseguir um Emprego? Acabo de Entrar no Mercado de Trabalho

4 min read
0
Como Conseguir Um Emprego

Normalmente o jovem entra no mercado de trabalho ao final do Ensino Médio, quando sua visão de mundo fica mais abrangente e o sentimento de independência fala mais alto. Porém, na maioria dos casos, o adolescente tem apenas a noção de que precisa de um emprego para começar a tocar a sua vida por si mesmo, mas não faz a menor idéia por onde começar.

Uma das organizações que mais ajudam o jovem nesse momento é o Centro de Integração Empresa-Escola, mais conhecido como CIEE, que ajuda tanto quem ainda está no Ensino Médio como os universitários a conseguir a tão sonhada vaga de emprego.
Já no site, o internauta tem a chance de aprimorar o seu conhecimento em diversas áreas, graças aos cursos ao estilo EaD (Ensino à distância) que são disponibilizados no local. É possível receber desde dicas de como se portar durante uma entrevista até aulas de como manusear determinados softwares, como, por exemplo, o Adobe Flashplayer.

O CIEE também disponibiliza na sua página digital diversos cursos, livros, manuais e apostilas que funcionam como apoio educacional para o jovem, tudo gratuitamente. E, na sua sede, o órgão ministra Oficinas de Capacitação, que ofertam diversos cursos preparatórios, além do ensino de idiomas.

No campo de currículos online também existe o Vagas.Com.br, um site que atua tanto como banco de currículos, onde os usuários podem expor as suas competências profissionais, como um filtro que permite às empresas recrutar os funcionários que, segundo ela, possuem o perfil ideal para preencher uma determinada vaga de emprego.

Para quem mora em São Paulo, existe outra vantagem: a Prefeitura da cidade estabeleceu o programa “Emprega São Paulo” que possibilita a contratação tanto de aprendizes (jovens que ainda não possuem a idade necessária para trabalhar mas que desejam aprender algum ofício) como a de empregados em si.

Há várias opções de sites e programas dedicados á conquista do primeiro emprego. Mas é muito importante que o jovem, uma vez empregado, não se descuide da sua educação. Vivemos numa época em que a excelência já virou regra padrão e que, quanto mais aprendemos e nos aperfeiçoamos, maiores são as possibilidades que se abrem na nossa vida profissional.

Acompanhe vagas de 1º Emprego e Estágio clicando aqui.

Foto: Marco Aurélio Alves no Picasa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …