Home Dicas para o trabalhador Como Conseguir uma Bolsa de Estudos pela Capes?

Como Conseguir uma Bolsa de Estudos pela Capes?

4 min read
0
Como Conseguir uma Bolsa pela Capes

Para o mercado de trabalho, um curso de graduação já é visto como requisito básico no currículo e, para se destacar num processo seletivo, o profissional muitas vezes precisa dedicar-se a uma área específica do seu ofício, o que muitas vezes não acontece devido à falta de tempo ou dinheiro. Como conseguir uma bolsa de ensino?

A fim de incentivar a produção científico-intelectual do país, foi criada a CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que atua nas seguintes linhas de ação:

  • Bolsa de Avaliação da pós-graduação Stricto Sensu: dependendo da área de estudo que você deseja analisar, a CAPES oferece suporte para o estudo, como bolsas de ensino.
  • Bolsa para Acesso e divulgação da produção científica: para os profissionais das Ciências Humanas, Ambientais e Biológicas é possível obter recursos que auxiliem na pesquisa, desenvolvimento e divulgação de uma determinada pesquisa acadêmica.
  • Investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior: Se a sua pesquisa apresentar um grande nível de relevância para o desenvolvimento brasileiro em determinada área, o CAPES poderá oferecer o suporte necessário para levar os estudos adiante. E caso a sua tese de trabalho necessite de informações, recursos ou infraestrutura que inexistente no país e o tema de estudo seja de interesse nacional, a Coordenação pode oferecer suporte de locomoção, acomodação e estadia em um país que ofereça as condições apropriadas de ensino.
  • Bolsa para Promoção da cooperação científica internacional: semelhante ao caso de “Investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior”, só que o objeto de estudo e a produção da pesquisa seriam compartilhadas entre duas ou mais nações, e o resultado desse estudo seria aproveitado por todos os envolvidos.
  • Bolsa de Indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância: voltado para profissionais que, por diversos motivos, não possuem tempo ou periodicidade suficiente para aderir a uma rotina de estudos em uma sala de aula. São ministradas aulas tanto ao método de Ead  (Ensino à Distância) como pela utilização de aulas presenciais em determinadas ocasiões.

Para conhecer mais sobre a CAPES (graduações apoiadas, cursos oferecidos, editais abertos etc) acesse o site da Coordenação e confira se alguma das modalidades oferecidas se ajusta ao seu plano de carreira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …