Home Entrevista de emprego Como dar as melhores respostas em entrevistas de emprego

Como dar as melhores respostas em entrevistas de emprego

6 min read
0
Dicas para dar as melhores respostas nas entrevistas de emprego

Várias pessoas sofrem com a ansiedade e medo de não se saírem bem em uma entrevista de emprego. O receio de não responder às perguntas de uma maneira correta é talvez o principal fator de apreensão. Mas se acalme! Vamos falar aqui quais são as principais perguntas e as melhores respostas a serem dadas neste momento.

Antes de tudo, tente ser o mais sincero possível, sem exageros. O empregador quer procurar em você características que o seu futuro funcionário tenha, por isso nunca minta, pois, caso fique com a vaga, mais cedo ou tarde você vai agira naturalmente, contrariando o seu chefe.

Para não ficar embaraçado, demorando a responder aos questionamentos, faça uma lista das principais questões feitas pelos entrevistadores e assim ir pensando no que irá dizer em cada uma. É importante pesquisar sobre o perfil da empresa em que vai concorrer a vaga, ali pode estar à resposta para várias perguntas.

O marketink pessoal é sem dúvida um dos fatores que mais chamam atenção na hora de responder aos questionamentos da entrevista, então esteja bem definido em sua mente quais são os seus pontos fortes e fracos. Destaque suas qualidades, principalmente as que devem ser de interesse da empresa, de uma maneira clara, direta e objetiva. Ninguém é perfeito, admita suas falhas e mostre que pretende mudar isso para melhor. Não seja completamente honesto, pois, nesse caso estará dando um tiro no pé. O ideal é você diga que se prende muito a detalhes e acaba perdendo o foco no projeto como um todo, mas que está se monitorando nisso.

“Porque devemos contratá-lo e como você poderá contribuir para o desenvolvimento da empresa?”. Essa é uma pergunta clichê. O entrevistador quer saber o porquê de seu interesse em trabalhar na empresa. Nesse caso, deve se destacar os benefícios que você vai trazer a corporação, sempre é claro com o intuito de contribuir para o crescimento dela e o seu consequentemente.

Se você quer a evolução da empresa e o seu crescimento profissional, o entrevistador deve lhe questionar como você se vê a um futuro médio, tipo cinco anos. Diga tudo o que você pretende na sua carreira profissional, sendo específico e objetivo. Demonstre ambição sem exageros, se não for seu primeiro emprego, fale um pouco sobre as suas realizações e resultados que alcançou em outros trabalhos.

Existe trabalhos que necessitam de disponibilidade do profissional em viajar e até mesmo mudar de cidade, principalmente se a empresa tem sua matriz localizada em outra cidade. Caso o entrevistador faça tal pergunta, ele quer ter certeza se você quer crescer como profissional e se tem vontade de encarar e se preparar para isso.

Uma dos maiores problemas existentes nas corporações é o relacionamento entre os empregados. Caso o entrevistador questione se você prefere trabalhar sozinho ou em grupo, demonstre que se enquadra em ambas as situações. Lógico dependendo da sua área e do cargo que irá ter, pois algumas áreas são melhores desempenhadas em equipes e outras individualmente.

Umas das perguntas mais constrangedoras e que deixa os candidatos mais apreensivos é com relação ao salário. Logicamente você quer receber o máximo possível, e a empresa quer te pagar o mínimo. Descubra quanto uma pessoa com sua experiência está recebendo, por um emprego como este e acrescente que você deseja o trabalho porque poderá adicionar bons frutos à sua carreira.

“Bom José é isso, você tem algo a me perguntar?”. A maioria das entrevistas de emprego termina com tal questionamento. Lógico que você gostaria de saber sobre benefícios, mas nada melhor do que perguntar quando pode começar o seu trabalho, caso seja selecionado e como sua rotina vai contribuir com os setores da empresa. Agora é ir à luta e não temer a entrevista, afinal, você quer aquele emprego e não precisa esconder.

Leia mais dicas para responder as perguntas mais frequentes nas entrevistas de emprego.

Foto: Buscarempleo.es

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Mandarim é a língua da vez?

Há anos que a China é o país que mais cresce economicamente no mundo. Em 2010, o país teve…