Como demitir alguém?

Dicas para lidar com essa situação no ambiente de trabalho

Como demitir alguém

O momento da demissão

No ambiente de trabalho casos e situações de demissão não são tão incomuns quanto se gostaria. Pessoas que ocupam cargos de gerência e chefia em diversos níveis podem então estar sujeitas a terem que demitir subalternos. Uma das grandes dificuldades dessa situação é que muitas vezes você fica encarregado de dar essa notícia ao funcionário que será demitido, mas essa não foi uma escolha sua. Ou seja, ordem superiores optam por demitir um funcionário e você deve apenas informa-lo da decisão. Em qualquer situação dar essa notícia para alguém não seria bom, mas nesses casos tudo torna-se ainda pior. Nesse artigo daremos algumas dicas de como tornar essa situação mais fácil.

A primeira dica é que se haja de forma profissional. É importante que a pessoa que será demitida saiba disso de maneira formal e diretamente por você. Evite comentar com outros colegas sobre a demissão, para que a pessoa que será demitida não fique sabendo por terceiros sobre sua situação. Essa é uma atitude respeitosa e ética, uma vez que evita fofocas e situações desagradáveis. A notícia deve ser dada de forma profissional, se possível explicando os motivos da demissão com sinceridade, sem entrar em meandros pessoais ou expressões de pena e preocupação por problemas pessoais que isso pode acarretar. Tal atitude pode parecer pouco gentil, mas tornará esse momento mais fácil para ambas as partes.

É necessário também ter um pouco de sensibilidade, contudo. Não raro as pessoas tem reações negativas ao receberem a notícia de que serão demitidas, como brigar ou chorar. Nesses casos o bom senso deve imperar e palavras de apoio ajudam a controlar a situação, uma boa maneira de fazer isso é ressaltando as qualidades profissionais da pessoa e os seus direitos após a demissão. É muito importante nesse momento evitar situação de atrito, o funcionário já foi demitido e qualquer desavença só criaria um desconforto desnecessário especialmente nesse momento.

Outra dica muito importante é que não se aborde o tema como algo anormal ou mesmo trágico. A demissão deve ser encarada como algo natural no ambiente de trabalho e muitas vezes necessário. É evidente que não deve-se optar pela hipocrisia de tratar como algo especialmente positivo, mas sim como uma nova fase que se inicia que pode sim ser para melhor. É evidente, mas vale a pena lembrar que não se deve, em hipótese alguma colocar a questão da demissão em uma reunião, ou ambiente em que estejam mais pessoas do que o demitido e você. Receber uma notícia desse tipo em meio a colegas, ou mesmo superiores é bastante ruim e quanto menos pessoas estiverem presentes melhor.

No entanto, se todas essas dicas não tornarem a situação mais fácil para quem deve demitir alguém a melhor estratégia é solicitar que a demissão seja feita por outra pessoa, contudo é bastante ruim receber tal notícia por meio de carta ou mesmo pelo RH da empresa, o ideal é sempre que seja informado pessoalmente pelo seu superior. Por isso cargos de chefia e gerência devem estar também preparados para enfrentar esse tipo de situação.

Foto: gtalentohumanoyoli.blogspot.com

Aqui va el codigo

Deixe uma resposta

*