Como entrar para o Exército

Conheça as diversas maneiras de entrar para o Exército

Confira dicas para trabalhar no Exército Brasileiro.

O primeiro passo para quem pensa em entrar para a carreira no Exército é saber se existe Unidades do Exército em sua região, ponto importante já que não adianta querer ingressar em uma região que não tenha esta atuação. Caso isto ocorra pode-se optar por mudar-se para um local que seja atendido pelo seu interesse.

O ingresso pode dar-se através da convocação inicial, no período do Alistamento, bem como depois dele, através de Concursos Públicos ou Convocatórias Anuais. Outro tópico importante é sempre atentar-se para os prazos das apresentações, já que se pode perder todo um ano de preparo devido à perda das datas. Sendo assim, as opções são as seguintes:

  • ALISTAMENTO: É destinado a todos do sexo masculino, de caráter obrigatório, no mesmo ano em que se completa 18 anos. Neste período deve-se comparecer à Junta Militar mais próxima com a documentação exigida.
  • SOLDADO RECRUTA: É destinado a quem quer permanecer até 8 anos na carreira, podendo chegar ao cargo Cabo. O voluntário será convocado no ano seguinte ao alistamento, quando irá passar por algumas etapas de admissão, podendo ou não ser selecionado. Serão realizados testes Físicos, de Conhecimento e Inspeção Sanitária, além de uma entrevista.
  • CPOR/ NPOR: É destinado aos que no ano do alistamento encontram-se matriculados em uma faculdade, independente do curso. Um detalhe importante para quem quer optar pela carreira de oficial temporário é saber se na sua região de alistamento existe esta opção. Ao apresentar-se para os testes de acesso ao CPOR/ NPOR o voluntário passará por testes semelhantes aos de soldado recruta; se selecionado passa a realizar o ano obrigatório como Aluno Aspirante à Oficial. Obtendo uma boa classificação no período do curso e abrindo vaga, no próximo ano reingressa ao Exército já como Aspirante à Oficial, porém com um prazo máximo de 8 anos.
  • CPOR (GRADUADOS): É destinado a homens e mulheres de até 36 anos que possuam uma formação de nível Superior, como Medicina, Farmácia, Informática, Odontologia, etc. É realizada uma convocatória por ano e as vagas são de acordo com as necessidades das Forças; a seleção é realizada com análise de currículo e testes semelhantes aos citados anteriormente. Se selecionado o candidato realizará um curso preparatório que em média leva três meses e ingressa na Unidade onde está aberta a vaga já como Aspirante à Oficial, podendo permanecer por um prazo máximo de até 8 anos.
  • SARGENTO TEMPORÁRIO: É destinado a homens e mulheres de até 36 anos que possuam uma formação de nível Técnico, como Contabilidade, Mecânica, Enfermagem, etc. É realizada uma convocatória por ano e as vagas são de acordo com as necessidades das Forças; a seleção é realizada com análise de currículo e testes como os citados anteriormente. Se selecionado o candidato realizará um curso preparatório que em média leva três meses e ingressa na Unidade onde está aberta a vaga já como 3º Sargento, podendo permanecer por um prazo máximo de até 8 anos.
  • SARGENTO DE CARREIRA (EsSA): Se destina a homens e mulheres até 23 anos, através de concurso público realizado uma vez por ano. O concurso é semelhante a um vestibular e tem conteúdo pré-determinado. Se aprovado o candidato permanece por um ano e meio de formação em Três Corações, recebendo a graduação de 3º Sargento ao término do curso, sendo encaminhado para uma Unidade do Exército, podendo ser em qualquer região do Brasil; as vagas para sargento são de caráter seletivo, porém com ordem classificatória.
  • OFICIAL DE CARREIRA (AMAN): Se destina a homens de até 23 anos, através de concurso público realizado uma vez por ano. O concurso é semelhante a um vestibular e tem conteúdo pré-determinado.  Se aprovado o candidato permanece na Academia Militar das Agulhas Negras por um período de formação de 4 anos. Recebendo uma formação de nível Superior em Ciências Militares e o posto de Aspirante à Oficial ao término do curso, sendo encaminhado para uma Unidade do Exército, podendo ser em qualquer região do Brasil; as vagas são de caráter seletivo, porém com ordem classificatória.
  • OFICIAL DE CARREIRA (GRADUADOS): Se destina a homens e mulheres de até 36 anos que possuam uma formação de nível Superior, como Administração, Contabilidade, Medicina, Odontologia, etc, através de concurso público realizado uma vez por ano. O concurso é semelhante a um vestibular e tem conteúdo pré-determinado. Se aprovado o candidato permanece por um ano de formação em Salvador, já em caráter de 1º Tenente. Após o término do curso sendo encaminhado para uma Unidade do Exército, podendo ser em qualquer região do Brasil; as vagas são de caráter seletivo, porém com ordem classificatória.

Para verificar sobre prazos e documentações acesse o site do Exército Brasileiro.

Aqui va el codigo

9 Comentários paraComo entrar para o Exército

  1. Eduardo Cidade disse:

    Muito boa a explicação sobre os passos para entrar no exército. agora já sei o que fazer para seguir carreira de militar, já que sempre gostei dessa área mas não sabia o que fazer. valeu!

  2. Ignacio disse:

    Parabéns pela escolha de tema e pela escrever um artigo tão cheio de detalhes.

  3. thiago disse:

    eu fiz unha boa escolha

  4. sidney luis disse:

    Ola, bom dia , tenho uma duvida onde que entrego meu curriculo para ser sgt temporario

    obrigado pela atenção

  5. paulo vinicius disse:

    valeu pela explicação vou alistar e segui carrera

  6. phillip disse:

    muito boa explicação , parabens a todos do Exército.

  7. Esdras Daniel da silva sousa disse:

    com quantos anos pode entrar no exercito ?

  8. antonio sousa disse:

    meu maior sonho foi entra no exercito , mais nunca foi possível. quero muito uma oportunidade.

  9. Ruana Beatriz disse:

    Ha Jesus por vavor me ajuda a quando crescer trabalhar no Exército < este é o meu sonho !!!!


Deixe uma resposta

*