Como fazer um currículo com foto sem me prejudicar na seleção?

Na maioria dos casos não é pedida uma imagem, mas caso você faça questão, dicas simples podem ter ajudar a fazer um CV eficiente.

Prática não muito comum no Brasil é incluir uma foto no currículo, a não ser que seja algo explicitamente requisitado pelo recrutador, é uma decisão que exige muita atenção e cuidado, pois qualquer deslize pode eliminar a chance de conseguir uma contratação.

Como fazer um currículo com foto!

Porém, algumas pessoas, por diversos motivos, preferem inserir uma imagem e se perguntando como fazer isso sem transmitir uma imagem errada ou passar a impressão de que não se sabe produzir um currículo da forma correta.

Para ajudar, veja aqui algumas dicas para acertar na escolha da foto:

  • Segmentado ou geral: Vale a pena pensar em quais ocasiões enviar um currículo com foto:  você o apresentará para todas as vagas ou só em algumas mais estratégicas?  Sempre analise o perfil da vaga antes de enviar uma imagem, pois em alguns casos ela realmente não é necessária.
  • Proteja-se de crimes virtuais: É recomendável inserir uma imagem apenas quando enviar suas informações para empresas sérias e reconhecidas no mercado: para evitar que sua imagem seja utilizada inadequadamente na internet, quanto menos exposição, melhor.
  • Escolha do cenário e formato: é preferível que a imagem não ocupe um grande espaço no currículo, por isso o clássico formato 3×4 é o mais recomendável. Por isso, vale a pena tirá-la numa papelaria ou em um local que disponibilize esse serviço, e optando sempre pelo fundo branco.
  •  Imagem: vista-se como se fosse para uma entrevista, usando roupas que utilizaria para uma entrevista de emprego, maquiagem leve, caso seja mulher, e barba bem feita, no caso dos homens.  A frase é batida, mas totalmente verdadeira: a primeira imagem é a que fica.
  •  Não muito séria, mas também não muito descontraída: antigamente as fotos tinham que ter um ar sério, quase sisudo. Mas agora isso não é necessariamente obrigatório. Um sorriso discreto ou uma postura mais relaxada são perfeitamente aceitáveis.
  • Onde inserí-la no currículo: não há uma regra para isso, mas o local onde a imagem é normalmente inserida fica no canto superior direito do papel.  Como a ordem de leitura ocidental é da esquerda para direita, o recrutador verá primeiro os seus dados para depois prestar atenção na foto.

Para profissionais, principalmente da área da saúde, se utiliza o Currículo Lattes cadastrado diretamente no site do CNPQ (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), juntamente com uma foto com as características recomendadas.

Foto: Ryo/amanaimages/Corbis

Aqui va el codigo

Deixe uma resposta

*