Como fazer um Teste Vocacional?

O teste vocacional é só mais uma ferramenta para decidir o futuro. O que é? Como realizar um teste vocacional?

O teste vocacional é uma ótima ferramenta para ajudar você a decidir o seu futuro.

O mundo moderno dia-a-dia cria novas profissões. Este é o resultado de descobertas oriundas do desenvolvimento cientifico ou da prática diária da tarefa. Porém, diante tantas opções de carreiras os jovens ficam de boca aberta, cabeça cheia e solução vazia. É difícil escolher um  futuro profissional. É necessário ter absoluta certeza de que a decisão é a correta. Para conquistar a resposta que frequentemente atormenta nossas vidas, independente da idade, existem diversas ferramentas. Uma bastante usada é o teste vocacional. Conheça o que é (e como fazer) um teste vocacional.

Usualmente é elaborado um conjunto de questões com inúmeros temas, desde pessoais até acadêmicos. Normalmente elas são formalizadas no modelo de respostas alternativas, porém também existem os paradigmas dissertativos ou com formatos de jogos educativos. Apesar dos objetivos psicológicos das questões, procure responder o que realmente pensa e não com o que pode favorecer ao teste. Ou seja, apesar da resposta soar negativa ela deve ser verdadeira, elemento vital para conquistar resultados realmente satisfatórios e não simulacros.

Antigamente os testes eram totalmente padronizados, as respostas já estavam decoradas e o estudante tinha que procurar uma psicóloga especializada. No resultado os alunos eram de exatas ou de humanas, não havia tanto aprofundamento especializado. Depois do boom da internet, eles passaram por diversas modificações e hoje encontramos variados modelos disponibilizados gratuitamente na web. Eles traçam muito mais qualitativamente o perfil do usuário. Não só aponta qual curso seguir como também explicita quais caminhos traçar para alcançar o êxito profissional.

Antes de tudo é necessário entender que um teste vocacional não representa um veredito final para escolha de profissão. O próprio nome “teste” já condiz à essência da tarefa. Ele deve ser encarado como mais uma ferramenta usada para identificar quais são as áreas de interesse do jovem-cidadão, apontando algumas impressões pessoais no aspecto profissional. Não se alucine por resultados de testes e muito menos fique esperando o resultado de um orientador para decidir sobre qual carreira seguir. A decisão provém também de outros diversos aspectos como: educação, história, ambiente de social, experiência pessoais e profissionais.

Logo após ter feito meia dúzia de testes vocacionais de forma qualitativa procure saber como está à atualidade dos resultados apontados. Procure as descrições das profissões, se existem muitas vagas ofertadas efetivamente ou para estagiários, enfim, investigue os críticos e otimistas da profissão, note que em toda atividade existem prós e contras. Só cabe a ti à decisão final, decida seu futuro depois de uma grande investigação e uma breve bateria de testes vocacionais.

Leia mais: Realize um teste vocacional online

Foto: Psicotécnicos.es

Aqui va el codigo

Deixe uma resposta

*