Como fazer uma boa redação

Mais exigida nos processos seletivos, escrever uma boa redação pode se tornar num trunfo poderoso.

Uma boa redação é muito importante nos processos seletivos

Cada vez mais as empresas estão exigindo empregados que possuam um bom desempenho em diversas competências, mesmo naquelas em que ele não trabalhará diariamente. Segundo recrutadores, isso indica que o futuro candidato sabe a importância de estar preparado para qualquer eventualidade que possa ocorrer e que conhece o significado do aprendizado em si.

Montar um bom currículo ou se preparar bem para uma entrevista ainda continuam a ser pontos importantes para a conquista da vaga, mas agora outros aspectos também contam, como a utilização da redação durante os processos seletivos. Seja apenas uma descrição da rotina do candidato ou sua opinião sobre alguma notícia, fazer uma redação envolve um preparo antecipado e um bom conhecimento da língua portuguesa, o que garante pontos positivos na conquista de uma vaga.

Então aqui estão algumas dicas para que, durante a produção do texto, a ansiedade não suba à  cabeça e você não acabe metendo os pés pelas mãos durante o processo seletivo:

Atualize-se: veja os telejornais, procure por notícias na internet e leia os jornais [mesmo aqueles que são oferecidos gratuitamente]. No mundo atual estar desinformado já é uma falha grave por si só, mas pode custar uma vaga de emprego caso o recrutador te peça para desenvolver uma redação sobre um tema específico [como, por exemplo, a preparação do Brasil para a Copa do Mundo]. Dificilmente uma redação irá abordar um aspecto relacionado ao seu trabalho. O objetivo dela é saber o quão bem informado você está.

Entenda qual é o tipo de redação que a empresa deseja: por mais incrível que pareça muitos candidatos são eliminados nessa prova por não entenderem exatamente o que o recrutador está pedindo. Não adianta escrever um belo texto sobre como o Brasil está sendo visto no exterior se a proposta da redação era que você escrevesse sobre a sua vida pessoal e profissional. É importante ler o que se pede no início do texto e criar um texto que se encaixe no que a empresa deseja.

Tenha uma linha de raciocínio: isso é algo muito importante. Muitos candidatos começam bem o texto mas, em algum momento da narrativa, acabam se perdendo e o que deveria ser algo com começo, meio e fim acaba num emaranhado de ideias em que nem o próprio autor consegue entender o significado. Antes de começar a escrever já defina por onde vai começar, o que irá desenvolver e como deseja terminar o texto. Se houver uma folha de rascunho, melhor ainda: coloque tudo nela para não correr o risco de esquecer.

Capriche no português, mas não exagere: às vezes queremos passar uma boa impressão e escrevemos no texto algumas palavras que não usamos no dia-a-dia. Nada errado, contanto que você saiba exatamente o significado da palavra, para não acabar deixando seu texto sem sentido. Na dúvida, é melhor um texto simples, mas que consiga passar a mensagem do que um muito complicado em que não dá para entender nada.

Foto: Terwilliger911 no Flickr

Aqui va el codigo

2 Comentários paraComo fazer uma boa redação

  1. barbara emanuelly fernandes lima disse:

    eu tenho uma barriguinha muito magra e nao preciso fazer nenhum esforço para ficar magra

  2. Sheila disse:

    Depois de ler o seu artigo eu entendo que é muito importante para uma boa redação ea escrever bem numa clara, concisa e coerente
    Eu li os modelos publicados que têm ambas as cartas e currículos como eu já praticados usá-los, para melhorar minha escrita.

    Estou muito grato.


Deixe uma resposta

*