Home Dicas para o trabalhador Como pedir carta de recomendação pessoal?

Como pedir carta de recomendação pessoal?

4 min read
0
Saiba como pedir uma carta de recomendação pessoal
Saiba como pedir uma carta de recomendação pessoal

Os bons trabalhadores têm emprego garantido ainda com a geração de emprego aumentando em níveis considerados baixos. Normalmente possuem cartas de recomendação pessoal feitas pelos antigos patrões. Esta representa forma de presentear os profissionais que estão indo embora porque a empresa está fechando ou pela necessidade do empregado encontrar novos ares para desenvolvimento da carreira. A carta de recomendação pessoal deve ser emitida pelo antigo empregador.

Mais uma entra os diversos tipos de cartas que existem no mundo da etiqueta coorporativa. Necessário ter em mente que somente quem teve boas relações com os chefes durante o desempenho no trabalho pode conquistar alguma epistola de recomendação pessoal.

Os que não se empregaram com qualidade conforme as estimativas básicas da empresa possuem quase nenhuma chance de conquistar o fruto de desejo dos trabalhadores. Forma de creditar empregados que realmente vestiram a camisa.

Especialistas em RH afirmam que o documento funciona como espécie de propaganda dos candidatos. Ou seja, carta recomendada traz maiores chances no mercado profissional, visto que normalmente a culpa do desemprego não foi do empregado, mas sim por problemas provindos nas finanças dos antigos empregadores.

Empregador: Não quero indicar

Quem escreve o documento precisa ter responsabilidade para não prejudicar a pessoa que está desvinculando vinculo trabalhista. Caso o trabalhador não seja merecedor é melhor não escrever nada.

Se existir persistência apenas diga a verdade, que não recomenda a força de trabalho pelos fracos resultados obtidos na empresa. A sinceridade colabora à vida profissional, visto que traz maior reflexão para o reajuste dos planos do próprio funcionário.

A atenção deve estar redobrada, podem existir processos judiciais iniciados pelo prejudicado por causa de conteúdo ou dados incorretos.

Jamais omita as informações. Por exemplo, se o funcionário roubou e mesmo assim foi indicado pela empresa roubada, caso existe novo furto no futuro, os antigos empregadores podem ser processados pela empresa contratante por causa da recomendação mal fornecida.

Como solicitar?

Solicite na hora de pedir licença ou no momento em que for despedido sem justa causa, de forma pessoal. Interessante notar que algumas vezes o próprio empregador solicita ao empregado para escrever a carta de recomendação, somente assinando depois da elaboração. Fato que pode acontecer, no mundo poucos gerentes possuem tempo disponível para fazer trabalho cuidadoso.

Aproveite a oportunidade. Elabore redação bem feita, mas não extrapole nas virtudes. Seja leal consigo mesmo no que tange aos aspectos positivos. Não se esqueça de que as cartas de recomendação precisam da assinatura junto com o selo oficial da empresa para ser considerada válida entre os Departamentos de Pessoal.

Foto: careerworxblog.blogspot.com.es

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…