Home Condições de trabalho Como pedir um aumento ao seu chefe

Como pedir um aumento ao seu chefe

5 min read
0
Negociar aumento salarial

Um aumento de remuneração é sempre bom, ainda mais nesta época após as festas de final de ano e tudo o mais. Mas você realmente sabe o momento certo e qual a melhor forma de pedí-lo? Antes de mais nada, você deve ter certeza que realmente merece esse reajuste apresentando razões bem-fundamentadas para explicar por que a companhia deve pagar-lhe mais. Mostre que você fez algum curso, especialização sobre o seu trabalho, concluiu um mestrado, doutorado, MBA ou mesmo um novo idioma, necessários ao melhor desenvolvimento de suas funções dentro da empresa. Um novo posicionamento realizando atividades extras também é um bom argumento. Esteja munido destas informações em princípio.

E o momento certo para fazer o pedido? Você deve ter muita cautela nesta hora, pois não adianta você realmente merecer um aumento, ter todos os argumentos irrefutáveis, mas escolher um momento em que a empresa não está muito bem, o cenário econômico em crise ou até mesmo depois do time do seu chefe ter perdido a final daquele campeonato. Seus prazos devem ter sido cumpridos, a qualidade do trabalho entregue deve superar as expectativas, o relacionamento com os colegas estar adequado e terem surgido vários elogios positivos sobre você.

E se mesmo depois disso não for possível lhe concederem o aumento, haja cordialmente e não desista. Você deve perguntar quando podem voltar a conversar sobre o assunto e quais os pontos que desejam que melhore em seu desempenho. Console-se: mesmo os melhores profissionais das grandes companhias dificilmente recebem mais de um aumento por ano. Nestes tempos de inflação controlada, não se deve também esperar por reajustes fantásticos. “Cinco por cento pode parecer pouco para o funcionário, mas é muito para a empresa”, lembra Patrícia Molino, diretora da consultoria KPMG, artigo publicado no blog de notícias e novidades da KPMG.

Outro ponto muito importante que o colaborador deve ter em mente, antes de pedir o aumento, é não mentir. Não chegue dizendo ao chefe que recebeu uma proposta melhor de emprego – a menos que seja verdade. Inventar que recebeu uma proposta de outra empresa para pressionà-lo pode ser um tiro no próprio pé caso ele diga “é melhor você aceitar”. E jamais se compare à seus colegas, citando-os nominalmente ou comparando seus salários, quem tem de avaliar o desempenho de sua equipe é seu chefe e não você. Nunca faça referência às suas contas ou questões pessoais em seu pedido, use argumentos estritamente profissionais, afinal seu chefe já tem várias preocupações não necessita de mais uma.

Depois de avaliar um aumento justo, arrisque-se sugerindo um pouco mais. Peça um aumento um pouco superior ao que realmente pretende. Na negociação você pode perder um pouco e ainda assim sair com o que queria. Não exagere, e mencione o valor com confiança, afinal você fez por merecer.

E por fim, depois de cumpridas todas as etapas continue realizando seu trabalho com qualidade e sempre batalhando por melhores resultados para fazer jus a um futuro reajuste. O funcionário deve demonstrar disposição e competência para assumir novas responsabilidades, apresentar um trabalho de qualidade e colaborar de forma positiva com a equipe. Procure desenvolver-se para estar sempre preparado aos desafios que poderão surgir.

Foto: MrVJTod no Flickr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Carta para solicitar um aumento de salário

Quer pedir um aumento de salário? Normalmente quando chega este momento temos tendência a …