Home Entrevista de emprego Como preparar uma entrevista coletiva

Como preparar uma entrevista coletiva

4 min read
0
Leia as dicas e se prepare para uma entrevista coletiva.

Muitas vezes as empresas precisam comunicar algo para opinião pública, nestes casos a melhor formar de agir é realizar uma entrevista coletiva. Não é muito difícil realizar uma entrevista coletiva, mas sim trabalhoso. Nestes momentos o jornalista acaba virando também um produtor de eventos. Veja algumas dicas básicas de como elaborar uma entrevista coletiva de forma qualitativa.

O primeiro passo é investigar se a informação realmente requer coletiva. Normalmente elas são usadas para: Gerenciamento de crises, discursos de políticos, descobertas científicas, grandes contratações, entre outros grandes feitos. Discuta se o peso do assunto é complacente com a magnitude do evento midiático. É simples, se o fato for de grande interesse à opinião pública é também interessante para os diversos veículos de comunicação, sendo assim a demanda não é para exclusiva – onde os outros meios podem ficar enciumados com o furo de notícia do concorrente e não mais pautar o entrevistado, ou a empresa.

Distribua convites para diferentes redações. Deixe bem claro: data, local e hora. Esteja certo de que o conteúdo do geral do texto corresponda diretamente com o assunto a ser divulgado, jamais fuja deste objetivo, nada mais frustrante para um repórter do que ser pego com temas surpresa. Esta forma de usar a imprensa é muito mal vista e naturalmente agregará estereotipo negativo nas divulgações.

Seja pontual como um bom anfitrião.  O local deve ser de fácil acesso e bem espaçoso, lembre que as equipes de reportagem normalmente carregam diversos equipamentos. As coletivas no final da tarde devem ser evitadas, realizadas somente em caso de extrema urgência. Não se esqueça de produzir um Press Kit para assessorar os jornalistas durante a entrevista coletiva, contendo dados, textos e fotos para subsidiar os redatores que irão usar a informação para redigir os textos que citaram o conteúdo da coletiva.

Se acaso existirem jornalistas de diversos meios, procure atender primeiramente os profissionais de rádio e televisão para depois sim conversar com a imprensa escrita. Esta não é uma forma de discriminação, mas sim uma consideração de que o jornal\revista possui mais tempo para ser redigido e trabalhado sendo que o veículo impresso jamais pode conceder uma cobertura ao vivo.

Para estar preparado para as perguntas dos jornalistas é sempre bom realizar um mídia training, pois, segundo o de Manual Assessoria de Comunicação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), “a empresa que conhece o funcionamento da mídia tem melhores condições de atendê-la com eficiência. Solicite um treinamento específico sobre o assunto (mídia training).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…