Home Entrevista de emprego Como se comportar em uma entrevista de emprego em grupo

Como se comportar em uma entrevista de emprego em grupo

5 min read
0
Entrevista em grupo já é uma prática comum.

Muitas vezes sem prévio aviso, no anúncio da vaga, alguns processos seletivos acontecem em coletividade, onde candidatos ficam frente a frente respondendo perguntas solicitas pelos selecionadores. Manter a calma acaba sendo crucial nestes momentos, os quais são bastante comuns neste âmbito de entrevistas de emprego. Empresas realizam este procedimento para testar todo poder psicológico dos candidatos contra situações sob pressão. Aprenda algumas dicas essenciais para se comportar nas entrevistas de emprego em grupo.

Sala de espera: Logo quando chegam ao local da entrevista os candidatos são avisados sobre a chamada dinâmica de grupo. No momento do anúncio, mantenha sua postura tranquila, como se este trâmite fosse bastante natural em sua vida profissional. Tome cuidado com o tom de voz e sua postura.

Iniciativa: Tente ser o primeiro a conceder respostas. Selecionadores sempre perguntam se alguém gostaria de responder primordialmente as questões. Ser o primeiro acaba sendo muitas vezes uma vantagem, algumas vezes usada como critério de desempate.

Comunicação: Procure não gesticular partes do corpo com veemência. Mãos e braços devem ficar parados. Pense ligeiramente antes de falar, argumente com bastante calma. Evite falar qualquer tipo de gíria. A única coisa que deve chamar atenção são as palavras.

Sinceridade: Por mais difícil que seja responder com legitimidade todas as questões indagadas, não deixe de ser honesto. De certa forma, a autenticidade dos concorrentes está justamente em demonstrar acontecimentos verdadeiros sobre suas próprias carreiras profissionais.

Perguntas adicionais: Evite perguntar sobre assuntos irrelevantes somente para demonstrar perfil participativo. Este ato somente prejudica os concorrentes. Quem está acostumado a ler jornais pode formular questões relacionadas sobre atualidade da profissão ou produção da empresa de forma positiva e direta. Quanto mais informado maiores serão as  chances de discutir sobre assuntos abordados.

Evite brincadeiras: Muitas vezes podem ocorrer fatos engraçados onde todo o grupo acaba “caindo na gargalhada”  e conversando sobre assunto, porém, mantenha a postura sempre. Demonstre simpatia e seja agradável, mas não muito entusiasmo e falta de concentração. Não demonstrar simpatia quando a coletividade esta alegre pode demonstrar fraco espírito de equipe. Entretanto, criar piadas e perder concentração simboliza maior revés.

Informe-se sobre a empresa: Procure pesquisar o máximo que puder sobre a empresa na web ou periódicos especializados. Esta pergunta poderá ser realizada em qualquer dinâmica. Concorrentes que possuem conhecimentos sobre a empresa demonstram mais ambição e vontade de assumir postos de trabalhos neste ambiente. Com todas as informações disponibilizadas pela internet, a grande parte da população, basta pesquisar alguns dados e ler a respeito das funções e atividades da empresa para obter ligeira vantagem aos demais participantes da entrevista.

Leia mais:
Dinâmica de Grupo, como se comportar?
A Entrevista de Emprego virou Dinâmica de Grupo!

Foto: Blue Jean

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…