Home Primeiro emprego Como se comportar no período de experiência

Como se comportar no período de experiência

7 min read
0
O período de experiência é muito importante para conseguir o primeiro emprego.

Parabéns! Você foi aprovado em um processo seletivo e já tem data marcada para iniciar no novo emprego. Depois de convencer os selecionadores de que era o melhor candidato para preencher a vaga, agora você tem 3 meses para provar que foi a escolha certa e que merece continuar  na empresa.

Sabemos que o período de 3 meses é pouco para mostrar todo o seu potencial, mas é suficiente para a empresa saber se você merece continuar no cargo. Esse é o famoso período de experiência, onde a empresa vai avaliar não apenas a qualidade do seu trabalho, mas também o seu comportamento.

Basicamente, nesse período você precisa manter a boa impressão que causou durante o processo seletivo, e para isso, é importante estar atento a alguns detalhes.

Um ponto básico, e que por incrível que pareça, alguns novos empregados ignoram, é o horário de trabalho. A dica é simples. Cumpra o horário combinado. Principalmente o horário de chegada. Não se esqueça de que aceitou trabalhar no horário estipulado durante o processo seletivo.

A regra geral ao chegar a um ambiente novo, é observar. Procure conhecer o ambiente da empresa, a sua filosofia e as regras formais e informais.

Procure vestir-se de forma adequada, para isso, observe como os colegas se vestem.

Mas não adianta se vestir adequadamente e chegar no horário se não executar bem suas tarefas. Concentre-se em fazer suas tarefas bem feitas. Mesmo que tenha ótimas idéias para melhorar processos na empresa, vá com calma. A primeira missão é executar bem as atividades básicas. Depois que provar que pode fazer bem suas obrigações, você terá oportunidade para mostrar outros talentos e suas idéias. Os goleiros artilheiros, aqueles que fazem gols cobrando faltas ou pênaltis, não conquistaram a posição mostrando que sabem fazer gols. Antes de tentar fazer gols, precisaram provar que faziam bem sua obrigação, que é evitar gols.

A mesma coisa serve para promoção. Se você acha que tem as competências necessárias para ser promovido, converse com o seu líder, mas só depois de provar que faz bem as obrigações e pode fazer mais que isso. Dificilmente conseguirá provar isso em 3 meses. Então, faça uma coisa de cada vez, primeiro as tarefas básicas, depois suas aspirações de carreira.

Isso não quer dizer que não deve expor suas idéias. Pelo contrário, procure contribuir com sugestões sempre que puder, e não é porque você é novo na empresa que tem que concordar com tudo, questione e procure entender os objetivos e motivos de cada atividade.

Além do seu desempenho, o seu comportamento também estará sendo avaliado, por isso não se esqueça das regras de etiqueta empresarial.

Apresente-se aos colegas novos e às pessoas de outros departamentos com que tiver contato. Diga seu nome, fale que é novo na empresa e em qual departamento trabalha. Mostre-se disposto a ajudar, seja prestativo.

Participe das brincadeiras, mas com cuidado. Algumas intrigas em locais de trabalho começam com brincadeiras, e conquistar desafetos logo na chegada não é uma boa idéia.

Evite chamar os colegas por apelidos, pois algumas pessoas não aceitam isso de  alguém que eles não conhecem bem. Com o tempo você vai adquirindo o direito de fazer certas brincadeiras.

Participar de fofocas nunca é saudável, e pode ser perigoso para quem está chegando à empresa.

Não entre em discussões polêmicas sobre salário, benefícios ou descontentamento com a comida do refeitório. Isso não vai contribuir para a sua aprovação no período de experiência.

Lembre-se de que nesses primeiros dias você está construindo a sua reputação, e da mesma forma que está observando o ambiente e os colegas de trabalho, eles também estão lhe observando, tentando formar uma opinião sobre você.

É normal se sentir um pouco deslocado nos primeiros dias, afinal, estamos em um lugar diferente e com pessoas desconhecidas.

Essas são algumas dicas genéricas. Em algumas empresas, certas posturas podem ser bem vistas, em outras não. O importante é observar, nem todos os ambientes são iguais, e as pessoas também são diferentes umas das outras.

Mesmo depois do período de experiência, fique atento à postura, pois a reputação que construir pode lhe acompanhar durante toda a carreira.

Boa sorte!

Foto: Or Hiltch.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desafios da Liderança

Um dos grandes desafios na carreira de qualquer profissional é se tornar um Líder. Entende…