Home Entrevista de emprego Como se destacar na entrevista de emprego

Como se destacar na entrevista de emprego

4 min read
0
10 regras para destacar na entrevista de emprego
10 regras para destacar na entrevista de emprego

O momento da entrevista de emprego deixa nervoso até mesmo os profissionais mais calejados que estão acostumados com a rotina presente em grande parte da vida profissional das pessoas no mundo. Falar a verdade é sempre indicado. Não tente medir forças psicológicas com os entrevistadores que possuem longos anos de estudo para vencer a disputa. Conheça dez regras para se destacar na entrevista de emprego.

Currículo: O primeiro passo começa com a elaboração de currículos com qualidade. Utilize apenas 01 folha. Coloque nome, telefone, objetivos, experiência acadêmica e profissional. Elabore informações sucintas como se fossem pequenos índices indicativos. Explique maiores informações no momento das entrevistas, pessoalmente.

Carta de Recomendação: Deve ser solicitada ao antigo contratante. Ou seja, quem trabalhou de forma qualificada possui maiores chances de conquistar a epistola. Empregadores não podem indicar funcionários de forma falsa, correndo risco inclusive de serem processados pelas futuras empresas empregadoras.

Primeiro contato do contratante: Realizado via telefone, poucas vezes há comunicação somente via e-mail por causa da baixa credibilidade do correio eletrônico para assuntos sérios. Esteja preparado. Selecionadores começam a medir as capacidades do empregado logo no momento inicial.

Informações da empresa: Sempre aconselhável estudar algumas informações disponíveis na internet. Com a proliferação da web são feitas rápidas pesquisas com bastante conteúdo informativo.

Vestuário: Não seja vulgar ou desleixado. Na dúvida, a tendência fica no estilo formal, cores escuras e tecido limpo. Às vezes o conjunto mal elaborado pode decretar o fim das chances de conquistar a vaga.

Recepção: Necessário chegar com dez minutos de antecedência. Muito cedo pode simbolizar nervosismo ao passo que atraso é medido como desleixo ou falta de compromisso profissional. Preencha as fichas, nelas devem ser colocados os números dos documentos, dispensáveis dentro do currículo.

Sala de entrevistas: O momento de sentar em frente do selecionador é sempre angustiante mesmo aos profissionais mais calejados. Hora de falar a verdade e expor todos os pontos do currículo de forma clara e objetiva. Saiba maiores informações no artigo: Valor da sinceridade na entrevista de emprego.

Testes: É natural existirem baterias de testes, principalmente aos cargos com maiores renumerações que ao mesmo tempo demandam mais preparo e experiência profissional.

Contato com outros candidatos: Seja amistoso com todos ao redor, mesmo entre os concorrentes. Ficar quieto pode simboliza personalidade não comunicativa.

Conhecimentos Gerais: Algumas vezes o nível de sabedoria é medido em provas objetivas ou mesmo de forma oral. Fique atualizado pelo menos assistindo os principais telejornais.

Leia mais:

Foto: blog.manager.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…