Como ser taxista em Brasília?

Informações indispensáveis para quem quer ser taxista em Brasília

Confira informações para ser taxista em Brasília

Confira informações para ser taxista em Brasília

A capital do país representa ótima região para se atuar como taxista. Diversos políticos e trabalhadores diretos do Planalto viajam com frequência para outros estados. Na prática, todos solicitam taxi para chegar ou sair do aeroporto. Necessário alvará concedido apenas pela prefeitura. Quem não tem deve procurar algum cidadão interessado em passar a licença, o que está previsto dentro da legislação de trânsito na cidade. Confira algumas informações indispensáveis para quem quer ser taxista em Brasília.

Autorização: Existem quatro opções para que o cidadão atue como taxistas:

  • Sendo empregado que presta serviço para empresa autorizada
  • Autônomo autorizado a exercer a atividade profissional por conta própria
  • Locatário que aluga o veículo pertencente ao titular da autorização
  • Auxiliar de condutores autônomos que estão autorizados

Os taxistas considerados autônomos somente pode conquistar autorização única que deve ser renovada anualmente. Mais de três anos sem renovar a licença caduca de forma irreversível. Quem trabalhar indevidamente pode perder o veículo em apreensões policiais.

As licenças de taxis são concedidas pelo governo que realiza licitação pública entre os candidatos mais capacitados. Esta é a única forma de conquistar o documento. Neste sentido, quem não possui alvará pode procurar interessados em passar ou vender de forma oficial, ou encontrar outras formas de atuação.

Vale ressaltar que os titulares somente podem ter dois profissionais que trabalhem em regime de colaboração. O contrato entre pessoas jurídicas funciona no formato de natureza civil, quando não acontece vínculo trabalhista entre todas as partes. Auxiliares também recebem piso remuneratório e devem contribuir com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Requisições e documentos necessários

  • Certificado que reconhece licença para exercer a atividade. Emitido pelos órgãos da localidade na qual será exercido o itinerário.
  • Inscrição de segurado no INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) para todos os tipos de taxistas: Taxista autônomo, auxiliar ou locatário.
  • CNH para condução de veículos automotores concedida em âmbito federal.
  • Veiculo com as mesmas características exigidas pelas autoridades
  • Cursos: Direção defensiva, relações humana, primeiros socorros, mecânica e elétrica nível básico focado para automóveis.
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social para taxistas empregados em regime celetista.
  • Licença para atuar na região metropolitana.

Transperência da licença: Quando o condutor fica inativo, morre ou se aposenta, algum dos membros familiares pode assumir a licença e atuar no campo de trabalho. Lei que torna o documento ainda mais desejado por ser considerado patrimônio familiar.

Foto: embaixadadovozao.blogspot.com.es

Aqui va el codigo

4 Comentários paraComo ser taxista em Brasília?

  1. marcos hiroshi kayo disse:

    gostaria de adquirir esta licença!

  2. ELIAS AIRES FURTADO disse:

    eu queria trabalha de aluquel com quem eu fala tem telefone

  3. Wanderson Batista disse:

    Gostaria de trabalhar de taxista !!!

  4. Wanderson Batista disse:

    Como eu consigo esse curso!!!


Deixe uma resposta

*