Home Trabalho em redes sociais Como usar as Redes Sociais no trabalho

Como usar as Redes Sociais no trabalho

4 min read
0
O mau uso das redes sociais pode causar problemas no trabalho.

Brasil tem um número crescente de usuários de internet e o brasileiro é apaixonado pela internet e já a incorporou a sua vida. O problema acontece quando essa paixão extrapola os limites e começa a prejudicar outros setores da vida. Um exemplo disso é a mau uso das redes sociais no trabalho: muitas pessoas não sabem administrar trabalho e lazer e acabam se prejudicando.

A maioria das empresas já tomou medidas radicais, como inspecionar todos os e-mails recebidos e proibir o acesso a determinadas páginas ou até mesmo a internet externa, permitindo apenas o uso do site institucional. Mas algumas instituições apostam no bom-senso de seus empregados e não veem problema algum quando ele consulta a sua página pessoal durante o expediente, contanto que isso não afete a sua produtividade.

Caso você tenha a sorte de estar empregado em uma empresa do segundo tipo e quiser continuar a ter acesso a esse tipo de informação,  é importante prestar atenção em alguns fatores:

  • O horário de almoço é o melhor momento para se realizar esse tipo de acesso: é um momento dedicado ao trabalhador, onde ele pode executar as atividades que desejar. Além disso, não se corre o risco de prejudicar o trabalho
  • Nunca deixe de fazer algum serviço para visitar essas páginas: tenha em mente que você foi contratado para desempenhar determinada função e o acesso ao conteúdo externo é uma regalia que a empresa fornece e, da mesma forma, pode interromper. Por isso não dê motivos para que isso aconteça e passe longe dessas páginas enquanto estiver envolvido com algum trabalho. Dificilmente algo de revolucionário acontecerá enquanto você estiver desconectado.
  • E por último: lembre-se de que o que é publicado na internet, fica na internet. Tenha sempre o cuidado de não cair em tentação e fazer algo de que vá se arrepender depois. É muito comum ter colegas de trabalho entre os adicionados a sua rede social e por isso é sempre recomendável manter a cordialidade e bom-senso na hora de fazer algum comentário, postar uma foto que pode ser constrangedora ou um vídeo de gosto duvidoso.  A internet é um espelho do que você é, e ninguém deseja ficar com a sua imagem manchada.

Mas nem tudo é negativo, pois, entre outros factores positivos, pode-se encontrar um emprego em redes sociais.

Foto: aabrilru no Flickr.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …