Home Direito Conectividade Social do FGTS

Conectividade Social do FGTS

4 min read
0
Fundo de garantia do tempo de servico
Fundo de garantia do tempo de servico

A internet chegou para modernizar diversos ramos da sociedade. Auxilia inclusive na administração pública que obriga com que as empresas prestem informações legítimas sobre produtividade e participantes da força de trabalho. No canal eletrônico “Conectividade Social”, a Caixa Econômica Federal recebe informações das empresas, sindicatos, prefeituras, escritórios contábeis, entre outras instituições privadas ou públicas que contratem em regime celetista. Conheça o canal de relacionamento do FGTS: Conectividade Social.

Dentro do canal há algumas funcionalidades como:

  • Transmissão de arquivo SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social)
  • Envio informativo do PIS/Empresa
  • Encaminhando do GRRF/FGTS (Guia do Recolhimento Rescisório do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)
  • Retirada do extrato da conta dos trabalhadores

Vantagens do canal Conectividade Social

São muitos benefícios reservados aos dependentes de comunicação trabalhista com o governo. Depois que foi inventado, o processo de recolhimento ficou simplificado, reduzindo os custos operacionais, além de disponibilizar canal direto de comunicação com o principal agente operador FGTS: Caixa Econômica Federal.

A internet tem caráter interativo no qual os beneficiados contam com modificações diretas no itinerário, normalmente medidas como positivas. A comunicação na Caixa entre os dependentes ficou cristalina e as dúvidas resolvidas quase em tempo instantâneo.

Informações prestadas estão asseguradas

Além da comodidade o sistema conta com ampla segurança no sigilo das transações realizadas na conta/FGTS. A Caixa possui equipe especializada em assegurar os dados compartilhados e registrados nas contas vinculadas ao Fundo.

Outro ponto que merece ser ressaltado está na redução das inconsistências e demandas por novas ações regularizadoras, aumentando o nível de proteção empresarial contra qualquer forma de irregularidade e facilitando as obrigações dos empreendedores existentes na previdência privada e FGTS dos trabalhadores.

Todas as empresas que empregam em regime celetista devem utilizá-lo de alguma forma, direta ou indireta (via escritórios de contabilidade). Desde 31 de dezembro do ano passado não foi mais acatada acessibilidade com certificados anexados em disquetes por causa da substituição oficial pelos certificados digitais.

Consulta da CRF: A Pesquisa CRF (Consulta Regularidade do Empregador) representa canal acessado com frequência pelos interessados da situação legal empresarial ou por tributos trabalhistas que fazem parte das obrigações empresariais. Quando as quitações estão consideradas em dia se pode obter o certificado da CRF.

Empresas que não realizam as obrigações junto ao FGTS dos trabalhadores de carteira assinada sofrem punições explicitadas nas Leis: 8036/90 e 9012/95.

Quem errar nas transmissões pode acessar o link de “retificação de dados” presente dentro do canal: Conectividade Social / FGTS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…