Home Dicas para o trabalhador Conheça a Carteira de Trabalho Eletrônica

Conheça a Carteira de Trabalho Eletrônica

4 min read
1
A antiga carteira de trabalho será substituída pela nova carteira eletrônica de trabalho.

Entenda o que é a Carteira de Trabalho Eletrônica.

Ela traz um super designer no modelo. Dentro, existe um cartão eletrônico onde o cidadão pode realizar consultas na Previdência Social pela internet, acessando: PIS, Abono salarial, seguro-desemprego, FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço), e, o mais importante, quanto tempo falta para chegar a tão sonhada aposentadoria. Caso seja perdida, todo o histórico profissional continua sendo registrado. Mais uma novidade que a Tecnologia da Informação traz para facilitar as vidas das pessoas neste mundo moderno.

O governo economiza 60 centavos com a emissão de cada nova unidade da carteira. Existe pelo menos ¾ de folhas a menos, principal motivo da diminuição de seu custo.

A carteira é utilizada pelos novos cidadãos registrados no Ministério do Trabalho. Existem 29 milhões de brasileiros inscritos no Cageb (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que provavelmente vão adquirir o novo documento eletrônico. Aos poucos, ele está sendo introduzido no Brasil inteiro. Por enquanto encontramos uma grande variedade deles distribuídos no DF, RJ e SP, locais com maiores índices de registros com trabalhos formais no país.

Ela foi lançada oficialmente no dia 29 de abril de 2008, com a presença do presidente Lula que deu ênfase ao novo cartão eletrônico que está dentro da Carteira, trazendo à foto do cidadão e representando também o RG.

Para Lula, o certo mesmo era concentrar o maior número possível de informações das pessoas físicas e jurídicas dentro do item. Pode-se deixar o documento de papel em casa e levar o cartão para todos os lugares desejados. Por exemplo, em entrevistas de emprego, ou quando se vai ao INSS para dar baixa na aposentadoria. Muito útil.

Este cartão é constituído de um código de barras que serve para realizar pesquisas em algumas centrais da Caixa Econômica Federal e na Internet. O modelo segue o padrão estético do antigo paradigma, porém existe um tom de azul mais marinho e traz as informações pessoais preenchidas eletronicamente. É interessante notar que a geração das Carteiras Antigas também pode acessar dados os dados registrados no Portal de Consultas do Trabalhador.

Enfim, a carteira de trabalho está mais elaborada para que o cidadão exerça seus direitos. A intenção é “levar informatização ao trabalhador brasileiro”, afirmou o Ministro Carlos Lupi.

One Comment

  1. José

    16 maio, 2011 at 11:21 am

    Ótimo post!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…