Home Dicas para o trabalhador Conselhos para quem pretende renovar a carreira

Conselhos para quem pretende renovar a carreira

4 min read
0
Renovar a carreira
Dicas de como se manter atualizado
O mundo muda muito rápido e, com ele, as profissões passam a ser modificadas ao longo dos anos, com o ganho e a perda de novas áreas e funções dentro de seu escopo de trabalho.

E como se manter atualizado perante as novas atribuições da vida corporativa? Seguem algumas dicas que podem te ajudar

Abra-se para novas mudanças: a primeira, e mais importante postura a ser tomada é encarar as novas perspectivas da sua área de forma aberta e bem disposta. Como fazer isso? Avaliando todos os rumores de mudança de uma forma concreta e séria, não descartando-os de imediato por achá-los “sem sentido” ou que não vão pegar.

A história já nos mostrou diversas vezes que basta uma ideia para revolucionar o modo como nos relacionamos com a sociedade.

Veja como as inovações podem impactar sua área de atuação: durante os anos de trabalho, a maioria dos profissionais aprendem a desenvolver uma visão de negócios que faz com que eles enxerguem oportunidades de trabalho em locais e situações que os colaboradores mais jovens não conseguem detectar.

Não tenha medo: utilize seu talento para entender a fundo os novos processos tecnológicos que podem impactar o setor em que você atua e de que modo eles poderão influir na criação e desenvolvimento das propostas de negócios que surgirem no futuro: se os clientes serão os mesmos, quais áreas serão atingidas etc.

Não tenha preconceito contra pessoas jovens: a cultura do mercado de trabalho possui uma regra (conhecida, mas nunca verbalizada) de que, a partir de certo tempo de trabalho, os profissionais precisam evitar demonstrar que não dominas um específico assunto para transmitir mais credibilidade ao seu trabalho.

Nos dias de hoje, essa tática é quase como um tiro no pé: com a tecnologia mudando constantemente e, com ela, nossa relação com o digital, o nosso campo de conhecimento tende a ficar cada vez mais pulverizado, fazendo com que em muitos casos precisemos buscar ajuda e orientação e profissionais mais jovens, porém mais focados na área na qual desejamos absorver conhecimento.

Se esse é o seu caso, desarme-se: não tenha vergonha de realizar esse tipo de contato. Você só tem a ganhar, tanto com experiência como com networking.

Ame aquilo que você faz: esse processo de adaptação exige esforço, tempo, empenho e, principalmente, humildade e flexibilidade para lidar com a inconstância atual do futuro corporativo. E você só se sentirá apto a fazer parte dessa transformação se, de fato, sentir prazer e realização na tarefa que executa.

Foto: scalandonews.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Quer se tornar um trabalhador temporário?

Mesmo que adotado por um número pequeno de pessoas no Brasil, o trabalho temporário é uma …