Home Condições de trabalho Convivendo com as diferenças no ambiente de trabalho

Convivendo com as diferenças no ambiente de trabalho

5 min read
6
Um bom relacionamento com os colegas é muito importante para ter um bom ambiente de trabalho.

Sabemos que uma boa equipe de trabalho é composta por membros com diferentes habilidades, que se complementam para alcançar os objetivos da equipe.

Acontece que, muitas vezes esta mescla de habilidades diferentes também significa a mistura de personalidades diferentes, que  nem sempre convivem em harmonia.

No ambiente de trabalho geralmente não somos nós que escolhemos nossos colegas, e por isso, precisamos aprender a conviver com diferentes temperamentos e comportamentos.

Algumas diferenças que podem causar conflitos no ambiente de trabalho são os diferentes tipos de humor, as formas de comunicação, e o ritmo de trabalho.

Enquanto alguns profissionais gostam de bater papo, contar piadas e sair de mesa em mesa conversando sobre os resultados do futebol do final de semana, outros são mais introvertidos, e preferem se concentrar no trabalho. O profissional mais focado pode achar que o colega mais comunicativo é inconveniente e lhe tira a concentração, da mesma forma que sua postura mais retraída pode ser interpretada como falta de simpatia.

A forma de comunicação também pode gerar desconforto no ambiente de trabalho. Algumas pessoas usam uma linguagem mais direta e menos formal, e isso pode parecer ofensivo para alguns colegas que não estão acostumados com esse vocabulário diferente.

Vários tipos de personalidades e comportamentos convivem no mesmo ambiente de trabalho, por isso, é importante respeitarmos essas diferenças e sabermos que nossa forma de agir pode incomodar os colegas. Da mesma forma que queremos que respeitem nossa forma de agir e pensar, devemos respeitar as formas de agir e pensar dos nossos colegas. Claro que, tudo isso com bom senso.

Sejam quais forem essas diferenças, é importante que cada membro, da sua forma e com suas habilidades, trabalhe para que os objetivos da equipe sejam alcançados.

Imagine um time composto com onze atacantes habilidosos, com certeza teria na defesa um ponto fraco. Da mesma forma que um time com onze ótimos goleiros teria dificuldades para fazer gol.

O filme Treze Homens e um Novo Segredo (Ocean’s Thirteen – Warner Bros) mostra como é importante que as equipes sejam compostas por membros com habilidades que se complementam. No filme, o objetivo só pode ser alcançado com a soma dos variados talentos e personalidade de cada um, e mesmo sendo muito diferentes uns dos outros, todos são indispensáveis para o sucesso do plano.

Para um líder é importante saber administrar e tirar o máximo dessa diversidade, e acima de tudo, entender que deve adaptar sua forma de liderar cada integrante da equipe.

Atualmente temos as Gerações Y, X e os Baby Boomers dividindo o mesmo espaço de trabalho, e isso faz com que as diferenças de personalidade e comportamento sejam ainda maiores. E a Geração Z também já está chegando.

Aproveite para aprender com a diversidade. Uma pessoa com uma visão diferente da sua pode lhe ensinar novas formas solucionar questões que para você pareciam complicadas.

Saber lidar com as diferenças no ambiente de trabalho é um ponto fundamental para seu sucesso profissional.

Foto: Tehen no Flickr

6 Comments

  1. Viviane Camargo

    11 março, 2011 at 10:35 am

    Podemos dar o exemplo da nossa mão… temos 5 dedos diferentes, porém juntos se completam.
    O que sempre devemos tomar cuidado é com o respeito em relação as diferenças, para que isso não se torne motivo de desconforto no ambiente de trabalho. Afinal de contas quando um indivíduo não consegue respeitar as diferenças, fatalmente promoverá situações desconfortáveis e por muitas vezes insustentáveis para o dia-a-dia.

    Viva a diferença!

    Reply

  2. Glaucia Silva

    11 março, 2011 at 10:56 am

    Já tive a oportunidade de trabalhar em ambientes completamente diferentes um dos outros. Na minha opinião, trabalhar em um ambiente agradável as vezes tem mais importância do que o próprio salário!
    Percebo que na empresa em que trabalho hoje, cada equipe em si (ou a maioria delas), tem um relacionamento muito bom entre os colegas da própria equipe, mas não percebo o mesmo relacionamento entre os departamentos.
    Acho que para isso, cabe à empresa promover atividades para que então, estes departamentos possam interagir.

    Mais uma vez, um excelente texto! Parabéns!

    Reply

  3. Carolina Santos

    11 março, 2011 at 12:25 pm

    Temos que ter muita maturidade e paciência para lidar com vários tipos de comportamento. Quando aprendermos que cada um tem uma forma de pensar, e saber respeitar isso, o ambiente de trabalho com certeza será bem melhor.

    Reply

  4. Milena Kelly

    12 março, 2011 at 10:00 am

    Sem dúvida, o sucesso é a união de todos com foco no mesmo objetivo. Aprender a respeitar o jeito, o ritmo, a forma de trabalho de cada um é o primeiro passo para uma integração completa.

    Reply

  5. Sueli Yngaunis

    12 março, 2011 at 11:20 am

    Muito pontual esse texto do Ricardo. Ele alerta para a importância das diferenças para criar um ambiente organizacional voltado à inovação. Iguais não produzem nada diferente, é a partir das diferenças, dos conflitos e da negociação de conceitos e pontos de vista que nascem novas possibilidades de abordar velhas questões.
    Apenas quero chamar a atenção para as diferenças masi evidentes, e comas quais algumas pessoas tem dificuldades de lidar, que são as diferenças de raça, gênero e pessoas com deficiência. As empresas que já estão lidando com essas questões estão ganhando, e enriquecendo o seu capital humano.

    Reply

  6. Marylada

    3 novembro, 2011 at 1:31 am

    Short, sweet, to the point, FREE-exactly as inofmatrion should be!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desafios da Liderança

Um dos grandes desafios na carreira de qualquer profissional é se tornar um Líder. Entende…