Home Notícias trabalho Crescimento do trabalho estrangeiro no Brasil em 2012

Crescimento do trabalho estrangeiro no Brasil em 2012

4 min read
0
Aumento trabalho estrangeiro no 2012
Aumento trabalho estrangeiro no 2012
A cada dia que passa representantes do trabalho brasileiro se reúnem com representações de outras nações para discutir projetos e trocar experiências sobre políticas públicas. Com a crise economia mundial, países tidos como potência econômica buscam no Brasil a oportunidade perfeita para descobrir fórmulas no intuito de reascender o mercado de trabalho. Não se pode ignorar o fato de que os estrangeiros solicitam para que as portas brasileiras fiquem mais abertas aos trabalhadores estrangeiros. Autorizações para trabalho estrangeiro aumentam em 5% nos dez primeiros meses de 2012.

Entre janeiro e setembro de 2012 o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) concedeu 55 mil autorizações para trabalhadores de diversos cambos acadêmicos. Vale ressaltar ainda os alvarás concedidos aos haitianos por questões humanitárias. Crescimento equivalente a 05% se comparados com os dados computados entre os mesmos meses do ano passado.

Além dos vistos humanitários aos haitianos também vale destacar as autorizações para técnicos especializados em manutenção de equipamentos importados e especialistas em assistência técnica / transferência de tecnologia. Óleos e gases são os setores que mais necessitam de mão-de-obra estrangeira, representando assim 30% de todas as autorizações concedidas durante o período.

Se for considerada na contabilidade somente autorizações do tipo temporário acontece resultado de 48.862, 0,9% inferior do que o demonstrado nos dez primeiros meses de 2011. Foram quase 11 mil autorizações para os trabalhadores especializados em serviços técnicos, acrescimento de 25% se comparados os dois anos bases.

“Os vistos humanitários concedidos pelo Conselho Nacional de Imigração aos haitianos que ingressaram pela fronteira terrestre entre o fim de 2011 e janeiro de 2012 tiveram um grande impacto, com a concessão de 3.307 autorizações contra 632 entre janeiro e setembro de 2011”, diz Paulo Sérgio de Almeida, coordenador-geral de Imigração do MTE.

Em termos gerais o crescimento das modalidades representa aumento direto no volume feito por investimentos relacionados com a compra de máquinas ou obtenção de novas tecnologias, atividades que foram frutos diretos do aumento do poder de consumo dos brasileiros, o que culminou em maior investimento produtivo por parte do empresariado.

Queda nos cruzeiros

Os movimentos das visitações turísticas dos navios e cruzeiros também são conhecidos por demandarem vistos no intuito de entrar e atuar no país de maneira oficial aos olhos da lei. Porém, em 2012 foram registradas quedas consideráveis de 14% para 23%. De longe os norte-americanos estão na lista de nacionalidade que conquistam vistos trabalhistas para trabalhar no Brasil.

Foto: vidaarteedireitonoticias.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…