Home Formação Cursos na internet complementam a experiência profissional

Cursos na internet complementam a experiência profissional

4 min read
0
Na internet existem opções de cursos online praticamente todas as áreas.

Quando uma empresa divulga que um dos requisitos para uma vaga é ter conhecimentos ou noções de determinado assunto, isso não quer dizer que é necessário ter experiência profissional nesse assunto.

Apesar de nunca ter trabalhado diretamente em uma atividade específica, você pode procurar conhecimentos que o habilitem a executar esta atividade. Uma boa opção para isso é realizar um curso online.

Algumas opções de cursos são oferecidas por instituições formais de ensino, outras são oferecidas por profissionais ou estudantes que querem compartilhar o que sabem.

Na internet existem opções de praticamente todas as áreas.

A FGV – Fundação Getúlio Vargas, uma das mais conceituadas instituições de ensino do Brasil, oferece vários cursos gratuitos online na área de gestão. Existem também portais que oferecem cursos gratuitos online em áreas diversas.

Apesar de usarem metodologias parecidas, é importante diferenciar alguns cursos online dos cursos oficiais de Educação a Distância, que precisam ser regulamentados e credenciados junto ao Ministério da Educação.

Apesar de alguns cursos online oferecerem certificação, lembramos que estamos falando apenas em adquirir noções sobre determinados assuntos, e isso também pode ser conseguido de outras formas.

Se você quer adquirir noções na área de informática, os tutoriais são uma boa opção. Tutoriais são textos ou programas que ensinam passo a passo como realizar determinadas tarefas.

Podemos encontrar tutoriais que ensinam desde o primeiro passo para utilizar um programa, até os que ensinam truques avançados utilizados por especialistas. Existem sites que centralizam tutoriais sobre diversos temas, neles você terá mais facilidade para encontrar o que procura.

O You Tube também pode ser uma ótima ferramenta, pois possibilita que tenhamos acesso a videoaulas de variados assuntos. Nas videoaulas fica mais fácil acompanhar o passo a passo das instruções, e as imagens ajudam na fixação do conteúdo.

Aquilo que aprendemos na internet deve ser incluído no currículo. Por exemplo, se você aprendeu HTML através de videoaula no You Tube, coloque no seu currículo que possui conhecimentos em HTML. Se você fez um curso online de Marketing, coloque isso no seu currículo como curso realizado.

Assim como muitas coisas que aprendemos online ou não, a prática é que vai ajudar a fixar o conteúdo. Por isso, não basta fazer o curso, colocar no currículo e nunca mais praticar. Lembre-se de que durante um processo seletivo, seus conhecimentos podem ser testados.

Pesquise na internet que com certeza você encontrará algo útil para o seu desenvolvimento profissional.

Foto: Voipnovatos.es

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desafios da Liderança

Um dos grandes desafios na carreira de qualquer profissional é se tornar um Líder. Entende…