Home Formação Cursos técnicos no Brasil

Cursos técnicos no Brasil

5 min read
0
Emprego com cursos técnicos
Cursos técnicos no Brasil

Muito desprezados por alguns jovens os cursos técnicos só vêm crescendo no Brasil. Eles representam atualmente uma das melhores maneiras de conseguir bons empregos de forma rápida e sem precisar de uma graduação. Muitas são as vagas oferecidas em todo o país para profissionais de nível técnico. Da mesma forma as vagas ofertadas em Institutos Técnicos para a formação de profissionais nesses níveis também só tem feito crescer em todo território brasileiro. Saiba por que é uma boa investir nessa carreira.

Com a valorização e a facilitação de acesso aos cursos de graduação, os cursos técnicos têm sido preteridos especialmente pelos jovens brasileiros. No entanto isso vem causando um efeito grave, a falta de profissionais desse nível atuando no mercado de trabalho. Não são poucas as indústrias e empresas que buscam por técnicos e não raramente as vagas sobram sem ser preenchidas. Isso se dá não só pela falta de interesse dos jovens em se formar técnicos, mas também, pois muito deles após essa formação, comumente feita junto com o ensino médio, partem para a graduação e não atuam na área técnica.

Aproveitando essa lacuna de profissionais muitos profissionais sem formação vem procurando os cursos técnicos de modo a com a nova formação conseguirem melhores colocações. Normalmente esses resultados são facilmente alcançados, e essa é uma boa maneira de melhorar de salário e de função com uma especialização simples e rápida que pode ser cursada sem custo. Isso porque o número de vagas ofertadas nos Institutos Federais (esse é o site do Instituto do estado de SP, mas existem em diversos estados brasileiros: http://www.ifsp.edu.br/) só vem aumentando para os cursos técnicos das mais diversas áreas, vale a pena ficar atento se você tem interesse para prestar os vestibulinhos e concorrer a uma dessas vagas em sua região.

Além dos cursos dos Institutos Federais há também vários cursos técnicos privados, para esses o ingresso é simples e há mensalidade, mas vale a pena estar atento sobre a validade do curso perante às instituições competentes, para não ter um diploma sem valor legal. Para quem optar por seguir a carreira de técnico, tem que estar ciente que não terá uma função de chefe, e sim atuará de forma mais prática, porém são cargos bastante valorizados e que em muitos casos possuem bons salários.

Os cursos técnicos são boas opções para jovens ainda no Ensino Médio, que com a formação podem conseguir o primeiro emprego, ou mesmo para profissionais que buscam se capacitar e reciclar a fim de melhorar o salário e mudar de profissão. Antes de escolher qual carreira de curso técnico seguir vale a pena pesquisar, pois é possível ser técnico em áreas como elétrica, mecânica, até enfermagem, radiologia passando por design e moda. Ou seja, oportunidades é que não faltam para quem quer estudar e ter uma profissão rentável e com oportunidades sempre crescentes no mercado de trabalho.

Foto: blogs.elcomercio.pe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Saiba mais sobre franquias virtuais

As franquias virtuais, ainda não muito conhecidas no Brasil são uma forma cada vez mais po…