Home Mercado de trabalho Debates sobre sistema de informações do trabalho

Debates sobre sistema de informações do trabalho

4 min read
1
MTE debate o sistema de informaçao do trabalho
MTE debate o sistema de informaçao do trabalho
Observatório sobre o Mundo do Trabalho estuda a possibilidade da criação de sistema integrado com informações do SST (Segurança e Saúde no Trabalho). Os dados servem para auxiliar os governantes no investimento para melhorar o cenário do mercado de trabalho no Brasil. O debate aconteceu na Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, dia 19 de Outubro, em Brasília.

“Concordo em criar um observatório para a intervenção. Há necessidade de um projeto de Estado para avançar”, afirmou o diretor do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Clemente Ganz.

“Todos ganham com a criação de um sistema colaborativo”, diz Celso Salim, pesquisador do Fundacentro.

 “Essa ideia do observatório e da organização da informação é primordial. Onde ficará hospedado é algo a se discutir. O importante é que esses dados sejam vistos”, afirmou Jorge Abrahão de Castro, diretor do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

A descontinuidade representa problemas que deve ser superado. Diversos projetos já foram realizados e acabaram esquecidos no itinerário do poder público. “Antes de chegar a proposta de um sistema, é preciso explorar a capacidade dos sistemas já existentes como o de notificação obrigatória do SUS. Nossa experiência é que nenhuma instituição consegue fazer esse trabalho de prospecção sozinha. Precisamos criar uma rede de cooperação e estamos à disposição para trabalhar nesse sentido”, diz Francisco Cruz, diretor da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Celso Salim, pesquisador do Fundacentro, apresentou estatísticas sobre a SST. “É importante lembrar que temos condições institucionais para a melhoria das informações. O problema nosso não é de tecnologia. É uma questão de decisão política”, disse Salim.

Outra experiência que precisa ser ressaltada de maneira positiva está na cooperação entre IPEA e Fundacentro com três linhas de ações distintas:

  1. Estatísticas e indicadores em SST
  2. Custos econômicos e sociais dos acidentes de trabalho
  3. Avaliação de políticas públicas em SST

Interessante notar que a Fundacentro está preparando material exclusivo sobre a mortalidade em ambientes de trabalho. No encontro a Dieese apresentou a PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), estudo que existe desde o ano de 1985. Conforme as discussões a pesquisa do Dieese vai colocar página adicional relacionado com informações do SST.

Outra ação que ganha destaque e referência nacional está nas ações desenvolvidas pelo Observatório do Trabalho, que podem ser acessadas no site oficial da pesquisa. Seu objetivo consiste em cruzar os dados e trazer informações sobre o mercado de trabalho brasileiro.

Foto: truzzicontabilidade.blogspot.com

One Comment

  1. angelo silva

    22 novembro, 2012 at 10:32 am

    ola sou o angelo gostaria de saber maiis informacoes das incricoes da disney obrigado.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…