Home Formação Desafios da Liderança

Desafios da Liderança

7 min read
0
Público um curso de habilidades de liderança

Um dos grandes desafios na carreira de qualquer profissional é se tornar um Líder. Entenderemos aqui por Líder, aquele que exerce liderança formal dentro do organograma de uma empresa, como supervisor, coordenador, gerente, etc. Vamos delimitar isso, pois o conceito de Líder é amplo. Uma pessoa pode exercer liderança sem ser um Líder formal.

Algumas teorias dizem que a habilidade de liderar é nata, você nasce com ela, ou você tem, ou você não tem. Realmente, para algumas pessoas liderar é muito natural, e podemos perceber isso já na infância. Em grupos de crianças é comum existirem aqueles que lideram, que tomam a iniciativa e acabam influenciando a decisão das outras.  Geralmente as outras crianças acabam seguindo esses líderes.

Se é verdade que algumas pessoas nascem com mais aptidão para liderar, também é verdade que a capacidade de liderar pode ser desenvolvida.

Acontece que, no mundo corporativo, muitos profissionais são promovidos a supervisores ou gerentes e acabam tendo que liderar sem que tenham aptidão ou preparo prévio.

Isso é mais frequente do que deveria ser. Muitas vezes o profissional é promovido por tempo de serviço. Por ser o funcionário mais antigo do departamento, ele conhece bem todos os processos, e é promovido. Aos poucos ele percebe que todo o seu conhecimento não é o suficiente para liderar bem a equipe.

Em alguns casos, o profissional é promovido por ter o melhor desempenho, por ser o melhor técnico ou o melhor vendedor. Mas quando assume a liderança, percebe que o desempenho operacional pouco vai contribuir para o seu sucesso à frente de uma equipe.

Esses são apenas alguns exemplos de situações em que profissionais são promovidos sem que tenham as habilidades necessárias ou estejam prontos para liderar. Alguns profissionais conseguem superar esse desafio, outros acabam frustrados, e frustrando quem os promoveu, isso vai depender de cada profissional e situação.

O principal desafio do Líder é manter sua equipe motivada e focada nos objetivos, e através dela, alcançar os resultados que a empresa espera.

O Líder vai lidar com pessoas, que como sabemos, são diferentes umas das outras. Ele terá que aprender como liderar cada tipo de pessoa.

Um dos primeiros obstáculos que o novo gestor de equipe encontra é liderar seus ex-pares, que até então eram colegas do mesmo nível hierárquico. Além de enfrentar um possível sentimento de ciúme pela promoção, terá que aprender a se relacionar de forma diferente com eles, pois em geral, precisará intermediar os interesses da empresa e da equipe, que nem sempre são harmoniosos.

Algumas das principais qualidades que um Líder deve ter são: Empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Flexibilidade, pois deve saber que a mesma fórmula pode não funcionar em situações diferentes. Coragem, pois geralmente precisa tomar decisões importantes, e algumas vezes precisa fazer isso sozinho. Boa Comunicação, pois deve ter a capacidade comunicar claramente as orientações à equipe. Coerência entre o que fala e o que faz, em outras palavras, ele deve dar o exemplo.

Existem outras características que um Líder deve ter, mas essas são básicas para que ele possa iniciar bem em seu novo desafio, sabendo que, ao assumir a liderança, sua responsabilidade aumenta.

O ideal é que a empresa capacite o profissional antes de ele assumir um cargo de liderança, e mesmo depois, continue acompanhando e promovendo seu desenvolvimento. Da mesma forma que, o profissional deve procurar seu desenvolvimento antes de ser promovido.

Existem diversos cursos para o desenvolvimento, desde técnicos a comportamentais, e uma vasta literatura sobre o assunto.

Comportar-se como Líder antes de se tornar um, já é um bom começo para quem quer progredir profissionalmente. Para isso, você não precisa ser promovido, basta estar disposto a ajudar os colegas, procurar oferecer soluções para problemas diários, respeitar as individualidades, desenvolver a capacidade de se comunicar, escutar as outras pessoas, e claro, ter uma boa conduta profissional. Continue se desenvolvendo que o sucesso virá naturalmente.

Foto: Ministerios Cash Luna no Flickr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Lições e benefícios do esporte na vida profissional

Que a prática de esportes trás benefícios à saúde todos já sabem. Mas além do condicioname…