Devo fazer Pós-Graduação? Dicas do que fazer depois da faculdade.

A especialização é um importante passo para quem deseja direcionar a sua carreira.

Devo fazer uma Pós-Graduação?

Muitos profissionais emendam uma pós-graduação logo após o término do curso superior, pois sabem que ela pode contar pontos em um futuro processo de seleção. Porém, encarando esse passo de maneira lógica, ela pode até mesmo prejudicar a carreira.

Você pode estar se perguntando. Como assim?

A resposta é simples: exceto por aqueles casos em que a pessoa praticamente nasceu sabendo qual caminho deseja seguir na vida, a maioria dos indivíduos não está preparado para fazer uma pós-graduação por ainda não ter encontrado a sua área ideal.

Clique aqui e aprenda como fazer um Plano de Carreira!

É ao entrar de cabeça no mundo corporativo, com mais funções e responsabilidades, que normalmente o estudante descobre que as possibilidades de carreira são muito maiores do que ele imaginava durante o tempo de estagiário. E que os possíveis desdobramentos que a sua vida profissional levará durante os anos depende quase que exclusivamente das escolhas feitas por ele.

Então é nessa fase que o recém-formado deve ao menos entrar em contato com o maior número possível de áreas onde a sua profissão pode atuar. Aprenda sobre elas, veja o perfil do profissional, converse com quem exerce esse ofício e procure entrar na dinâmica da tarefa para, após tudo isso, se perguntar: será que eu me daria bem fazendo isso?

E, num mundo ideal, seria apenas após experimentar todos os caminhos possíveis e decidir, entre todos eles, aquele cujo o profissional tenha mais vontade de seguir, que um curso de pós-graduação deveria ser feito. Pois, como o nome diz, esse curso serve como um farol trabalhista: durante certo período, que pode variar de um a dois anos e meio, o profissional aprenderá a melhorar o seu desempenho em uma determinada área de atuação, filtrando as suas opções de carreira e ajudando a direcionar o seu futuro no mercado de trabalho. Devo Fazer uma Pós-Graduação? Devo esperar?

Por isso é tão importante fazer a sua pós-graduação após algum tempo de trabalho, pois assim você poderá aliar a teoria do que é ensinado na sala de aula com aquilo que é aplicado no dia a dia, o que só irá tornar mais prazerosa a sua experiência educacional.

Também vale escolher a instituição de ensino com a máxima atenção possível: confira se a grade do curso, os professores e o método de ensino condizem com o que você deseja agregar na sua vida profissional, para não perder tempo e dinheiro com algo que não vale totalmente a pena.

Para mais informações sobre os cursos de pós-graduação (requisitos, modalidades, e regras, acesse a página do Ministério da Educação que fale sobre esse tema.

Foto: Marcus no Corbis

Aqui va el codigo

Deixe uma resposta

*