Home Dicas para o trabalhador Dicas: Como abrir um novo negócio

Dicas: Como abrir um novo negócio

5 min read
0
Dicas para abrir negócio

Hoje em dia as facilidades para abrir qualquer tipo de negócio são maiores do que há algumas décadas atrás, quando o povo não possuía poder de consumo e a inflação consumia grande parte do orçamento dos brasileiros.

Com a inflação controlada e o Brasil sendo alavancado economicamente no início deste século surgiu ambientes empresariais consideravelmente reformados. Atualmente estamos em cenários econômicos ligeiramente favoráveis, porém com a geração de emprego congelada.

Neste sentido, começar nova empresa representa solução pragmática para alguma parte dos desempregados. Porém, existem outras motivações para abrir uma empresa. Confira algumas dicas de como abrir um novo negócio.

Motivações: É necessário entender os motivos exatos que o levam para esta decisão. Algumas pessoas não conseguem arranjar emprego, ao passo que outras visionam alguma ótima oportunidade de negócio.

No entanto, desejo e conhecimento devem estar relacionados com motivação, pois os aventureiros que somente almejam lucro rápido sem conhecer o terreno por onde estão pisando geralmente ficam em bancarrotas rapidamente.

Análise de variáveis: Todos os tipos de informações relacionadas com este novo negócio devem ser levantadas qualificadamente, sejam notícias positivas ou negativas. Uma boa indicação são as pesquisas de opinião. Entretanto, tenha bastante cuidado com a formulação dos questionários ou empresa contratada para realizar estes serviços.

Muitos preferem torcer ou estimular o sucesso da pesquisa do que demonstrar o verdadeiro significado da realidade. Não se apoie na mentira somente porque a mesma parece agradável, pois este exercício simboliza um tiro no próprio pé.

Cuidado com impulsos: Qualquer sentimento causado pela realização de sonhos pode ofuscar nossos passos. Procure compreender formas pragmáticas às legítimas chances do empreendimento dar certo.

Principalmente nesta época onde quase todos os segmentos contam com concorrências poderosas que podem se instalar do lado da sua empresa quando bem entendem somente para desbancá-lo, mantendo seu poder de monopólio. As ações devem conter bastante cautela enquanto que razão deve sobrepor-se ao coração.

Falta de tempo: Muitas pessoas possuem boas ideias, mas alegam que com a falta de tempo não conseguem realizar pesquisas mercadológicas no intuito de averiguar reais oportunidades de negócio.

Vale ressaltar que a pressa pode ser grande inimiga neste âmbito de discussão. Ótimas ideias já foram desperdiçadas devido à problemática. Neste sentido, procurar algum tipo de parceria para realizar alguns trâmites do projeto acaba sendo crucial.

Entretanto é necessário convidar parceiros de exime confiança, pois muitos podem aproveitar este talento instintivo e começar outro projeto copiado, onde os erros não serão repetidos, agregando maiores chances de êxito.

Uma grande dica é procurar orientação de pessoal especializado, como organizações como o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Foto: ArielSkelley

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Despedidos sem justa causa e combate ao trabalho infantil

A Convenção n. 158 da Organização Internacional do Trabalho afirma que um funcionário R…